Marca líder de satisfação nos EUA não é Ford nem Tesla; você sabe qual é?
Estudo feito com proprietários de veículos elege a montadora com maior nível de satisfação entre os clientes.
Assuntos relacionados ao gosto pessoal normalmente são mais difíceis de discutir do que questões mais objetivas, como quem tem o preço mais baixo ou a melhor lista de equipamentos. Uma pesquisa feita com consumidores dos Estados Unidos conseguiu eleger a marca de veículos com o maior nível de satisfação entre os clientes.
O resultado do estudo surpreendeu muita gente: a marca mais satisfatória para os proprietários não é a famosa Tesla ou a centenária Ford. O levantamento conduzido pela JD Power aponta que a Rivian é a favorita dos motoristas quando o assunto é satisfação.
Sediada na Califórnia, a marca automotiva especializada em automóveis elétricos tem apenas 15 anos de existência e registrou um crescimento de 71% em suas vendas no 1º trimestre de 2024. Frequentemente, ela é citada na mídia como uma “anti-Tesla”.
Pesquisa de satisfação com as montadoras
Foto: Trong Nguyen/Shutterstock
A Rivian conseguiu conquistar 900 pontos na escala de classificação de 1000 pontos criada pelo estudo. As perguntas avaliaram o contentamento dos usuários em relação a critérios como design, desempenho, usabilidade, conforto, segurança, qualidade percebida e outros aspectos.
Essas avaliações são realizadas pelos donos após 90 dias de propriedade e consideram situações bem específicas, como o sentimento de caminhar até o veículo, de configurá-lo e de entrar e sair. Também são considerados itens como o interior, a sensação ao dirigir, o sistema de entretenimento e o uso de energia.
Uma das questões curiosas é que a Rivian não entrou na classificação oficial do estudo, apesar de ter obtido uma pontuação superior à de todas as marcas premium. O motivo é que a montadora não atendeu a determinados critérios do estudo.
A classificação média obtida pelas fabricantes de veículos de luxo foi de 870. Além da Rivian, também receberam boas avaliações nomes como Porsche (891 pontos), Jaguar (886) e Land Rover (882). A Tesla ficou na média, com 870 pontos.