Recorde mundial de viagem mais longa é quebrado por carro elétrico da Ford
Veículo responsável pelo feito percorreu mais de 916 quilômetros sem recarregar a bateria nenhuma vez.
O recorde mundial de maior distância percorrida por um carro elétrico com uma única carga de bateria acaba de ser batido por um modelo da Ford. O automóvel usado nos testes atingiu a marca de 916,74 quilômetros rodados, mas o feito ainda não foi oficialmente reconhecido pelo Guinness World Records.
Um Ford Mustang Mach-E Premium Extended Range RWD foi utilizado na empreitada, liderada pela fabricante de pneus Bridgestone e sua empresa de gestão de frotas, a Webfleet. O percurso levou cerca de 24 horas para ser completado.
Mustang elétrico bate recorde de viagem mais longa
A operação foi realizada na Grã-Bretanha e contou com a participação de motoristas experientes. O carro teve sua porta de carregamento selada para evitar adulterações e partiu da cidade de Norwich, na Inglaterra, pouco depois da meia-noite.
A viagem incluiu trechos como estradas dentro de cidades, rodovias e até vias rurais. Todo o percurso foi documentado com vídeos, dados de GPS e detalhes sobre o nível da bateria.
Para atingir o resultado pretendido, a Bridgestone equipou o Mustang Mach-E com pneus de baixa resistência ao rolamento e promoveu algumas modificações, como a substituição das rodas de 19 polegadas por versões de 18 polegadas.
Foto: Divulgação/Mustang
Recorde do Mustang Mach-E gera controvérsia
O recorde anterior pertencia a um carro chamado muc022, que rodou por uma distância de 2.573,79 quilômetros com uma única carga. Contudo, o modelo não é um veículo elétrico de produção, mas sim um automóvel construído por 70 estudantes ao longo de dois anos de desenvolvimento.
Agora, a nova marca histórica é questionada pela ausência de reconhecimento oficial do Guinness World Records. Alguns especialistas também colocam em xeque a metodologia utilizada pela Bridgestone para medir a distância e as condições do teste.
Isso porque a autonomia de um modelo pode sofrer variações significativas a partir de fatores como carga, temperatura ambiente, estilo de condução e relevo. Para estabelecer um recorde, é importante que as condições sejam padronizadas a fim de garantir comparabilidade.