Novo Honda Civic Si; menos potência, mais esportividade

A Honda apresentou a versão esportiva do sedã Civic. O motor 1.5 iVTEC turbo a gasolina desenvolve 203 cv (anteriormente 208 cv) e 26,5 kgm de torque.

Até o surgimento do Type R, a versão Si do Civic era a mais esportiva da linha. No mercado norte-americano e até mesmo no Brasil – onde veio importado -, o Si segue as diretrizes da décima geração do sedã. Agora, com a chegada da nova geração, também se renovou, com várias novidades que prometem uma melhoria notável no desempenho, curiosamente com uma ligeira diminuição na sua potência.

Esteticamente, o novo Civic Si parece idêntico ao protótipo antecipado pela 11ª geração. Mesmo com sua impressionante cor laranja. Com base na carroceria do salão, o Si se destaca pelos faróis com máscara negra, uma grade em formato de favo de mel e um pára-choque projetado especificamente para o modelo.

De perfil, os detalhes cromados foram substituídos por inserções na cor preta, tom também presente nas rodas de liga leve de 18” e nas capas dos espelhos. Finalmente, na parte traseira adiciona um pequeno spoiler que arremata a tampa do porta-malas e saída de escape dupla. Mudanças sutis, nada muito chamativo, exceto a cor da unidade das fotos para a imprensa.

As portas internas mantêm o mesmo conceito. Esta décima primeira geração destaca-se pela sobriedade, apresentando uma aparência mais simples em relação à sua antecessora. O detalhe mais distinto é o aplique de favo de mel que se estende por toda a largura da placa, juntando as saídas de ar. O Si adiciona inserções em preto piano, costura vermelha e estofamento em dois tons, juntamente com bancos esportivos com maior aderência lateral.

Mecânica

Mecanicamente, o Civic Si mantém o motor 1.5 i-VTEC turbo a gasolina que em vez de 208 cv desenvolve 203 cv – uma pequena perda de potência. Isso ocorreu devido aos sistemas de controle de emissões. O torque é de 26,5 kgm. A diferença é que agora o torque está disponível a partir de apenas 1.800 rpm, enquanto a potência máxima é obtida a 6.000 rpm. Ele também conserva a caixa de câmbio manual de 6 velocidades.

Com essas pequenas modificações, a Honda promete uma aceleração mais responsiva e melhor desempenho geral. Destaca-se ainda que aumentou a rigidez torcional em 8% e incorporou novos amortecedores – mais rígidos – e barras estabilizadoras 27 mm mais grossas.

Sua chegada às concessionárias norte-americanas e asiáticas está prevista para o final deste ano. Não será comercializado na Europa e é muito provável que ele venha importado dos Estados Unidos.

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