Para que servem os pontinhos pretos no para-brisa do carro? Não estão lá por acaso
Chamados de “frit band”, pontos localizados no vidro frontal possuem uma função de segurança importante nos veículos.
A indústria automotiva evoluiu tanto nos últimos anos que tecnologias que pareciam coisa de ficção já fazem parte da realidade dos motoristas. Por outro lado, existem alguns detalhes simples e antigos nos carros que acabam passando despercebidos por anos pelos menos curiosos.
Um bom exemplo são aqueles pontinhos pretos no para-brisa, normalmente formando um efeito degradê que começa próximo ao local onde o vidro se encontra com a lataria. O que os observadores que já perceberam a presença desses círculos podem não saber é sua função, que vai além da estética.
Conhecidos como “frit band” (ou “fritas”, em tradução livre), os pontinhos no vidro frontal e em algumas janelas laterais são colocados ali para aumentar a segurança. Com o passar do tempo, tornaram-se um padrão para a indústria.
As fritas são feitas a partir da aplicação de uma camada de esmalte cerâmico misturada com pigmento preto e partículas de vidro. A pintura ocorre por meio de um processo chamado de cozimento, que resulta na fusão do material com o vidro.
Foto: Shutterstock
Qual a função das fritas nos carros?
O revestimento cerâmico resultante da aplicação forma uma superfície mais aderente para o selante que conecta o vidro à estrutura do veículo, ajudando a manter o para-brisa bem preso ao conjunto. Ele ainda aumenta a durabilidade do adesivo, uma vez que evita sua exposição à luz solar e a outros agentes externos.
As bolinhas pretas no para-brisa não apenas prolongam o efeito da cola, mas também auxiliam na redução de reflexos e demais distorções ópticas que possam interferir na dirigibilidade. Ao adicionar a faixa preta em torno da borda, ela também atua como um filtro para evitar ofuscamentos, absorvendo parte da luz dos faróis dos veículos ou do sol.
Para além das funções mais conhecidas, os pontinhos são úteis porque sua superfície diferenciada otimiza a dispersão da água sobre o para-brisa em dias de chuva. Por fim, vale citar que as fritas podem melhorar a recepção dos sinais de dispositivos de cobrança automática de pedágio, desde que o equipamento esteja instalado na parte superior central do vidro frontal.