Fusca eterno? Carro é o clássico mais vendido do Brasil em 2023
Modelo produzido nacionalmente desde 1959 continua sendo o clássico mais vendido do país e se consagra como ícone.
O Fusca é um verdadeiro ícone do mercado automotivo nacional e suas vendas desde o lançamento até os dias atuais não deixam dúvidas. Produzido no Brasil a partir de 1959 pela Volkswagen, o modelo foi o carro mais comercializado do país por nada menos que 23 anos consecutivos, de 1959 até 1982.
Prova do sucesso é que o automóvel tem um dia só dele, o Dia Nacional do Fusca, comemorado em 20 de janeiro. A data foi escolhida pela Associação Brasileira dos Proprietários de Fusca (Abrafusca), a partir de uma iniciativa de fãs do modelo no país, e contou com o apoio da Volkswagen.
Vale lembrar que ele saiu de linha há 28 anos, mas pode ser encontrado com muita facilidade rodando pelas ruas do país. A preferência é resultado de um projeto único, com muita simplicidade mecânica, motor boxer refrigerado a ar e uma capacidade única de encarar quase todo tipo de solo.
Campeão de vendas entre os clássicos
Fusca (Foto: Shutterstock)
Após 65 anos do início da fabricação do Fusca, ele recebeu o título de carro clássico mais vendido do país na OLX, plataforma de compra e venda online. Segundo a empresa, ele respondeu por 40% das comercializações de automóveis antigos registradas em 2023.
O levantamento contabiliza as vendas realizadas por meio do site e aplicativo da OLX, entre janeiro e novembro do ano passado. Foram consideradas todas as versões do modelo, inclusive do New Beetle, fabricado a partir de 1999.
O estado mais populoso do país, São Paulo, também foi o que comprou mais unidades do Fusca em 2023. O pódio segue com Minas Gerais em segundo lugar e Rio de Janeiro em terceiro. Entre os modelos mais vendidos, o ano 1975 aparece no topo, logo acima do 1970 e do 1980. Em outras palavras, os compradores buscam as opções com pelo menos quatro décadas de fabricação com mais frequência.
Além de ser o mais negociado, o Fusca também é o carro clássico mais procurado na OLX, assim como o mais anunciado na plataforma. Será que um dia a fama do besouro passará ou a preferência dos brasileiros por ele será eterna?