Você sabe a resposta? Descubra se passar no sinal amarelo dá multa
Legislação de trânsito indica o que o motorista deve fazer quando o semáforo fica amarelo.
O significado das cores do semáforo é um dos conhecimentos mais básicos que qualquer motorista deve ter para dirigir um veículo. Normalmente, esse é um aprendizado que vem desde a escola e ganha reforço durante o curso de formação nas autoescolas.
O vermelho indica que o condutor deve parar e o verde sinaliza que ele pode seguir. Já o sinal amarelo funciona como um aviso para o início do processo de frenagem e a completa parada do veículo. Ele fica bem no meio das outras cores, atuando como um intermediário que serve para garantir a segurança.
Segundo o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, o motorista deve parar o carro quando avistar o sinal amarelo, exceto se não for seguro fazê-lo. Essa é uma recomendação que serve não apenas para sua própria segurança, mas também para alertar os demais de que o semáforo está prestes a fechar.
Ao reduzir gradualmente a velocidade e indicar aos outros condutores que chegou a hora de parar, o indivíduo previne acidentes e salva vidas.
O Manual Semafórico, previsto na Resolução nº 973/22 do Contran, estabelece que o sinal amarelo deve ficar aceso por um período entre três e cinco segundos, a depender da velocidade da via. Esse tempo é o bastante para o motorista avaliar a situação e tomar uma decisão prudente.
Quando é permitido avançar no sinal amarelo?
Foto: Shutterstock
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece como infração gravíssima o ato de avançar o semáforo enquanto a luz vermelha está ativa, punível com multa de R$ 293,47 e sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Isso significa que passar no amarelo é permitido, embora não seja muito prudente.
Porém, reduzir a velocidade até parar o veículo ao perceber que a luz ficou amarela traz mais segurança e reduz o risco de multa, afinal, o vermelho pode aparecer antes de o carro cruzar o semáforo completamente.
Embora pareça vantajoso atravessar o sinal amarelo, essa tentativa de economizar tempo pode acabar virando um prejuízo para o bolso. Além disso, a prática diminui a possibilidade de acidentes com veículos saindo da pista transversal.
Cabe destacar que quando o semáforo exibe uma luz amarela piscando continuamente, há um obstáculo ou uma situação de perigo na via. Essa é uma advertência de que não há preferência para nenhum dos motoristas; portanto, todos devem diminuir a velocidade e rodar com cautela.