Preto, branco e azul: o que significa cada cor da fumaça do escapamento?

Coloração da fumaça emitida pelo componente tem significados e problemas com gravidades diferentes.

O motorista que percebe que tem fumaça saindo do escapamento do carro já sabe que esse nunca é um bom sinal. No entanto, é melhor manter a calma e pensar nos próximos passos para não agravar o problema e acabar com um prejuízo ainda maior.

Esse é um indício de que o veículo precisa de manutenção, que pode variar desde um serviço mais simples até um conserto mais profundo e custoso. Portanto, preste atenção na cor do vapor da próxima vez que isso acontecer.

Significado de cada cor da fumaça de escapamento

Foto: Shutterstock

Um dos sinais que ajuda a identificar o tipo de defeito do carro é a cor da fumaça do escapamento, que pode ser preta, branca ou azulada. Cada uma delas tem causas comuns, embora somente um profissional seja capaz de diagnosticar o problema com precisão.

  • Preta

O tipo mais comum de fumaça é a preta, que indica que o motor está consumindo mais do que deveria porque não está recebendo oxigênio suficiente para queimar o combustível corretamente.

Entupimento no filtro de ar, carburador ou injeção eletrônica desregulados e defeito no afogador ou sistema de admissão são as causas mais comuns dessa coloração de vapor.


  • Branca

A coloração de fumaça menos comum entre as três é a branca, embora não seja menos importante. A causa é geralmente a presença de água no radiador, que acaba evaporando em contato com o motor, resultado de quebra na junta do cabeçote.

O vapor branco pode ter outras causas em motos, como filtro de ar cheio de óleo, desgaste dos anéis de segmento do pistão, motor lançando óleo no cilindro e defeito na sonda lambda. Outro motivo comum é o uso de combustível adulterado.


  • Azul

Se a fumaça do escapamento está saindo azul, é sinal de um problema mais grave, a queima de óleo no motor.

Isso pode ser resultado de desgaste nos retentores de válvulas ou nos anéis do pistão, mau funcionamento das turbinas ou bloqueio na ventilação do motor. Outra causa comum para essa cor de vapor é defeito na junta entre o bloco do motor e o cabeçote.

Cabe mencionar que o guia acima serve para ajudar o motorista a ter uma ideia da causa do problema, mas independente da cor da fumaça, o ideal é procurar uma oficina mecânica para avaliar o problema.

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