Mesmo com vantagens, tração traseira sumiu dos carros modernos: mas por quê?

Maior estabilidade e frenagem eficiente estão entre as vantagens de veículos com tração traseira.

Os entusiastas e especialistas que acompanham o mercado automotivo sabem que quase não se fabricam mais carros com tração traseira. Embora esses veículos sejam mais gostosos de dirigir e ofereçam diversos benefícios, eles estão se tornando uma raridade.

A tração traseira tem como vantagens a maior estabilidade, sobretudo em altas velocidades, além da melhor distribuição de peso, frenagem mais eficiente e melhor raio de direção. Então, o que explica seu “sumiço” do mercado?

Tração traseira e custos de produção

Segundo Batistinha, piloto, preparador e dono da BTS Performance, a troca da tração traseira pela dianteira na maioria dos carros é motivada principalmente pelo corte nos gastos.

“A maioria prefere os carros com tração dianteira porque geram menos custos. Isso acontece porque eles levam menos peças. Não precisa de cardan [item que transmite a energia gerada pelo motor para o eixo diferencial], o diferencial já está acoplado no câmbio. Acaba ficando mais compacto, mais leve e reduzindo os custos para a montadora”, explica.

Atualmente, a lista de modelos à venda no Brasil é pequena e tem como destaques Ford Mustang Mach 1, BMW 320i M Sport, BMW M2 Competition e Porsche 718 Boxster GTS. Todos são fabricados por marcas premium e possuem preços elevados.

“O uso da tração traseira acabou ficando direcionado principalmente para os carros de pista, considerados mais superesportivos”, resume Batistinha.

Foto: Reprodução

Pontos positivos e negativos da tração traseira

Os automóveis com esse tipo de tração possuem o motor montado longitudinalmente na dianteira, de modo a transferir a força para as rodas traseiras. O esquema faz com que o carro rotacione a traseira na direção oposta à curva em uma situação de perda de controle.

Dentre suas principais vantagens, podemos citar a maior aderência na aceleração e a inércia mais uniforme nas curvas, além da melhor distribuição de peso no veículo.

Porém, o que faz as montadoras optarem pela versão dianteira é principalmente o maior custo de produção.

Outras desvantagens da tração traseira são a tração inferior em pistas com neve, gelo ou areia; o aumento no peso do carro e a redução do espaço interno devido ao túnel alongado do cardan.

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