Tudo o que você precisa saber sobre estepe temporário: seguro ou arriscado?
Estepes servem para emergências e são mais finos e leves que pneus comuns.
A maioria dos motoristas só se lembra do estepe ao furar o pneu em uma rua ou rodovia, quando precisam continuar rodando. Apesar de compartilharem a mesma função, esses substitutos possuem tipos e características diferentes que precisam ser observados.
Os pneus estepe temporários são pensados para emergências e só devem ser utilizados quando um dos originais fura ou rasga. Não é recomendável percorrer um trajeto muito longo porque eles são mais finos e leves, semelhantes ao componente de uma moto.
Esse tipo de produto foi criado com o objetivo de reduzir o peso nos veículos e o espaço ocupado no porta-malas, além de facilitar o momento da troca.
Por outro lado, o motorista precisa ter cuidado redobrado ao guiar o carro com a roda temporária, principalmente porque ela não tem a mesma aderência que os pneus normais. Possui menos lonas na estrutura, área de contato com o solo reduzida e menor raio de rolamento.
Além disso, sua capacidade de carga é limitada, algo que pode, sim, comprometer a segurança do veículo.
Pneu estepe temporário: seguro ou arriscado?
Foto: Shutterstock
O uso desses substitutos é seguro, desde que o condutor observe seus limites. Em geral, os estepes temporários possuem velocidade máxima de 80 km/h e não podem ser usados por distâncias superiores a 80 quilômetros.
Os fabricantes recomendam nunca utilizar mais de um pneu temporário no automóvel ao mesmo tempo. Como é mais sensível, o produto não deve ser usado para rodar em estradas feitas de cascalho ou com muitos buracos, nem tampouco em valetas e lombadas. Manobras como subir uma calçada também são contraindicadas.
Na direção, ele proporciona uma experiência mais áspera, com menos aderência e tração. O motorista deve estar atento às condições para reduzir a velocidade do carro com segurança até o destino, caso o veículo fique instável.
Como a segurança do carro com um pneu estepe temporário fica reduzida em comparação ao uso de um pneu convencional, a recomendação é utilizar o equipamento com atenção, somente até conseguir encontrar um local para realizar a troca permanente do item.