Que barulho é esse? Saiba por que o motor do carro estala após desligar

Ruído comum do sistema de escapamento chama atenção de muitos motoristas quando desligam o veículo.

O hábito de prestar atenção aos ruídos que o carro faz é importante para detectar problemas com mais rapidez e evitar prejuízos maiores com a manutenção. Quem conhece bem seu veículo sabe quais barulhos são normais e quais indicam defeitos.

Existe um som bem comum que pode ser escutado após o desligamento do motor e ainda levanta dúvidas nos proprietários.

Ele se parece com um estalo e vem do sistema de escapamento, sobretudo naqueles que possuem peças fabricadas em aço inox.

Se você se preocupa com o ruído, fique calmo: ele é algo normal e está ligado à temperatura do motor.

Por que o carro pode estalar quando desliga?

Foto: Shutterstock

Segundo Clayton Zabeu da Comissão Técnica de Motores Ciclo Otto da SAE Brasil,
essa dilatação térmica que dá origem ao ruído é resultado da mudança de temperatura à qual as partes metálicas são submetidas, como as carcaças de turbinas,
heat shields e sistemas de escapamento.

Quando o motor está em funcionamento, a temperatura do conjunto inteiro pode ultrapassar os 300°C, resultando em uma dilatação. Após o desligamento, ela começa a cair.

“Quando o motor atinge certa temperatura no funcionamento, estes componentes metálicos se dilatam. Depois de desligado, começam a se resfriar e se contrair, gerando pequenos deslocamentos abruptos, causando os característicos estalos”, explica o especialista.

Então, a explicação é simples: o barulho que você ouve é resultado da contração das peças metálicas do motor quando começam a perder temperatura.

Pode ser sinal de problema?

Ruídos diferentes em outros momentos podem, sim, indicar defeitos em outros componentes, como uma correia desgastada ou mal esticada, que provoca estalos e rangidos na aceleração.

Um som muito confundido com barulhos no motor é o do amortecedor, mas ele não aparece apenas durante a aceleração. Ao passar em lombadas e vias com desnível, é possível escutá-lo bem.

Já aquele som de batida de pino, também chamado de detonação, sinaliza combustão anormal do combustível. Também vale destacar que estalos ao virar o volante podem ser um sinal de desgaste nas peças do sistema de direção, como buchas e terminais de direção.

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