Dois aplicativos são fundamentais para quem não quer levar multa
Aplicativos de navegação podem ser utilizados para evitar a restrição e as penalidades pelo descumprimento da regra.
Quem mora em São Paulo já está acostumado com o rodízio de carros que existe na capital paulista desde 1997. O esquema foi criado para melhorar o tráfego ao reduzir o número de veículos nas ruas durante os dias úteis da semana.
O rodízio funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h e das 17h às 20h, em diversos pontos da cidade. Embora seja eficiente na redução dos engarrafamentos, ele pode gerar algumas inconveniências para os motoristas.
Para fugir dos locais onde seu veículo não pode circular, alguns motoristas utilizam o auxílio de aplicativos de navegação de smartphone como Google Maps e Waze.
Apps ajudam a driblar o rodízio em SP
Com o auxílio dessas plataformas, é possível traçar rotas de maneira a evitar a restrição baseada no final da placa do carro. Veja como fazer:
1. Waze
Foto: Shutterstock
O primeiro passo é acessar o app, selecionar a opção “detalhes do carro”, em seguida “preferências de direção”, e por fim “placa do veículo”. Feito isso, basta informar os dois números finais da placa do seu veículo e salvar a informação.
A partir desse dado, o aplicativo de navegação consegue saber o dia e o horário em que seu automóvel não pode circular pelos pontos onde há rodízio. Assim, ele cria rotas alternativas para driblar os locais onde o tráfego é restrito e permitir que o motorista chegue aonde quer.
Mesmo se o usuário preferir não informar o final da placa no Waze, a plataforma criará um percurso que não inclua as áreas dos radares.
2. Google Maps
Foto: Shutterstock
Tudo começa no canto superior direito da tela, no menu “configurações”. Clique em “configurações de navegação”, em seguida, em “evite multas de rodízio”, selecione “salvar seu dia de rodízio” e informe os dados solicitados.
Após salvar a placa e o dia da semana do rodízio, os trajetos serão traçados de forma a evitar os locais proibidos.Semelhante ao Waze, o motorista pode optar por não informar a placa e circular apenas pelas áreas onde não existe rodízio, seguindo as indicações do aplicativo.