Câmbio duro: veja o que fazer quando a marcha está ruim de engatar
Problemas no engate das marchas do veículo podem ser causados por diferentes motivos e envolver reparos. Veja o que fazer nessa situação.
Dificuldades no engate das marchas do carro e problemas semelhantes são bastante comuns, mas causam um desconforto danado para o motorista. As causas das falhas no sistema de transmissão, embreagem e câmbio são diversas, portanto, não há um diagnóstico único.
Para encontrar as soluções e resolver esse defeito insistente, o motorista primeiro precisa descobrir a causa. A saída quase sempre é o reparo ou a substituição de uma ou mais peças do sistema.
No artigo de hoje, ensinamos a identificar o que está dificultando o engate da marcha do seu carro e como resolver o problema.
Defeito no sistema da embreagem
A primeira possibilidade é haver um defeito nos componentes do sistema de embreagem, responsável por transmitir a rotação do volante para as engrenagens do câmbio. O problema pode ser um desgaste ou falta de ajuste no cabo da embreagem, peça que transmite a força do pedal para o conjunto.
Outra possibilidade é a falta ou contaminação do fluido de embreagem, que faz a lubrificação dos demais componentes. Também existe a chance de haver desgaste em um dos itens essenciais do sistema de embreagem: o rolamento do eixo piloto, o platô e as estrias do disco.
Com exceção do cabo da embreagem, que pode ser resolvido apenas com um ajuste, a solução para os demais é a substituição.
Foto: Shutterstock
Defeito no sistema de câmbio
As falhas no engate podem ser motivadas ainda pelo sistema de câmbio, que realiza a seleção e a troca de marchas. Uma das peças que causa o erro é o eixo principal, responsável por enviar a rotação do motor para as engrenagens que selecionam as marchas.
O anel sincronizador, que iguala a velocidade das engrenagens, é mais um candidato a causador do problema. Outra fonte de falha é o trambulador, que conecta a alavanca de câmbio às engrenagens.
Em resumo, as possíveis causas das dificuldades para engatar a marcha do carro são: fluido de embreagem contaminado ou faltante, cabo de embreagem desgastado, platô desgastado, rolamento do eixo piloto danificado ou estrias do disco de embreagem desgastadas.
A falha também é causada por óleo da caixa de câmbio contaminado, eixo principal desgastado e anel sincronizador com problemas.