Veículo de 59 kg! Conheça 5 carros que apresentaram soluções à frente de seu tempo

Modelos ficaram marcados na história por terem projetos inusitados seja no tamanho, no design ou em outros aspectos peculiares.

Certos carros marcam a história da indústria automotiva e nem é pelo volume de vendas. Eles são reconhecidos pela engenharia aplicada, com elementos inovadores e transformações que marcaram uma geração.

A linha de montagem foi um advento introduzido pelo Ford Model T, enquanto os faróis direcionais surgiram com o Citroën DS na década de 1960. O modelo francês também destacou pelas suspensões ajustáveis em três níveis, ganhando seu lugar no hall da fama do setor.

Essas inovações que transformam os veículos estão cada vez mais frequentes, mas antes ocorriam a cada década ou até menos. Alguns momentos marcantes foram a introdução da injeção eletrônica, dos airbags, do GPS e dos conjuntos híbridos.

5 carros com engenharia inovadora

A lista de hoje traz cinco carros considerados vanguardistas pela indústria porque inauguraram soluções à frente do seu tempo.

Confira alguns destaques da engenharia automotiva.

1. Goggomobil Dart

Fabricado pela Buckle Motors Pty Ltd, o microcarro australiano marcou a história com seu design roadster, criado a partir do chassi do Goggomobil.

Ele foi fabricado de 1959 a 1961 com motores de dois cilindros em linha, que produziam até 300 cc (15 cv) e 400 cc (20 cv).

Foto: Divulgação

2. Tatra T87

O modelo produzido entre 1936 e 1950 pela marca tchecoslovaca Tatra tinha um design aerodinâmico em formato de lágrima e chassi tubular. Esse desenho ajudava a reduzir a resistência ao vento, mas garantia resistência e leveza ao produto final.

Ele vinha com motor V8 de 2.9 litros refrigerado a ar, que gerava até 85 cv e alcançava velocidade máxima de 160 km/h. O farol central era direcional e os freios hidráulicos.

Foto: Divulgação

3. Tucker 48

Conhecido como Tucker Torpedo, o carro tinha um foco aerodinâmico parecido com o do Tatra T87. Apenas 51 unidades do projeto desenvolvido por Preston Tucker foram fabricadas entre 1947 e 1948.

Equipado com um motor seis cilindros de 5.5 litros refrigerado à água, ele desenvolvia até 166 cv e também tinha um terceiro farol direcional, o Cyclops Eye.

Foto: Divulgação

4. Peel P50

O automóvel da Peel Engineering Company viveu entre 1962 a 1965, considerado o menor carro de produção do mundo. Seu peso era de apenas 59 kg, resultado das dimensões reduzidas, sendo 1,37 m de comprimento, 99 cm de largura e 1,20 m de altura.

O carrinho levava apenas um adulto e tinha três pequenas rodas, todas com 10 polegadas.

Foto: Divulgação

5. Daimler SP250

Também conhecido como Daimler Dart, esse carro esportivo britânico era feito com carroceria de fibra de vidro e foi um pioneiro no uso de freios a disco nas quatro rodas.

Produzido de 1959 a 1964, ele vinha com motor V8 de 2.5 litros e 140 cv.

Foto: Divulgação

você pode gostar também