Toyota revela o primeiro veículo totalmente elétrico da marca
Tal como acontece com muitos veículos elétricos a bateria, o bZ4X virá em versões de motor único ou duplo.
Detalhes globais para o SUV totalmente elétrico bZ4X da Toyota estão finalmente disponíveis, e o primeiro veículo elétrico da montadora promete ser uma experiência interessante, pelo menos em alguns mercados.
Como esses são detalhes globais, ainda não podemos ter certeza do que exatamente o bZ4X vai oferecer em locais como Brasil, mas o SUV – feito em conjunto com a Subaru, semelhante ao que ocorreu com os carros esportivos Subaru BRZ e Toyota GR86 – deve começar a ser vendido globalmente em meados de 2022.
A disponibilidade nos Estados Unidos está nos planos. Poucas semanas depois que a Toyota revelou uma versão-conceito do SUV na China em abril passado, o braço da montadora nos Estados Unidos disse que esperava o modelo de produção em 2022. O modelo não deve dar as caras aqui no Brasil.
Potência, alcance e carga
Tal como acontece com muitos veículos elétricos a bateria, o bZ4X virá em versões de motor único ou duplo, com a variante de motor duplo capaz de ter tração nas quatro rodas. O bZ4X monomotor terá tração dianteira. Ambas as versões usarão o mesmo pacote de bateria de 71,4 kWh, com classificações de potência variando de aproximadamente 200 (FWD) a 215 (AWD) cavalos no total.
Esperávamos que a Toyota priorizasse o alcance ao invés do desempenho, e parece que o bZ4X faz isso. A Toyota estima que o alcance total das versões FWD e AWD pousará em torno de 600 quilômetros, respectivamente.
A Toyota diz que a versão FWD irá de 0-100 em 8,4 segundos, caindo para 7,7 segundos com a versão AWD. As estimativas de carregamento não estão totalmente disponíveis, mas a Toyota diz que o bZ4X pode atingir uma carga de 80% em 30 minutos usando o carregamento rápido DC. A potência máxima de carregamento é de 6,6 quilowatts com alimentação CA e 150 kW com CC.