Quanto custa encher o tanque de um avião? Adiantamos: não é nada barato
Acabe com todas as curiosidades que você tem sobre o processo de abastecimento de um avião comercial.
O proprietário de um veículo normalmente sabe quanto gasta para completar o tanque, assim como conhece o valor de mercado do seu automóvel. Os mais curiosos não se contentam com o segmento automotivo e também querem saber o custo para encher o tanque de um avião.
Podemos dizer que a despesa para abastecer um modelo Airbus A320, aeronave mais comum de uso doméstico no Brasil, é semelhante ao preço de um SUV compacto.
Ele tem capacidade para 32.940 litros de combustível, mas as companhias aéreas calculam quanto vão abastecer o tanque com base no destino. Isso significa que nem sempre o veículo voa completamente cheio, principalmente porque o peso influencia no consumo.
Quanto custa para encher o tanque de um avião?
Foto: Karolis Kavolelis/Shutterstock
O combustível utilizado nos aviões é o querosene, que tem preço médio de R$ 3,73 por litro. Para completar o tanque de uma aeronave com quase 33 mil litros de capacidade, a empresa gasta cerca de R$ 122.866.
Essa quantia é quase suficiente para comprar um Renault Kardian Techno, SUV compacto com preço sugerido de R$ 122.990. A versão é equipada com motor 1.0 turbo de três cilindros que gera até 125 cv de potência e 22,4 kgfm de torque, mas não chega nem perto da velocidade de cruzeiro de 875 km/h do A320.
Já se o modelo escolhido for um Airbus A380, um dos maiores do mundo, a conta fica um pouco mais salgada. Ele tem capacidade para 323.546 litros de combustível, totalizando um gasto superior a R$ 1,2 milhão somente com querosene.
Essa bagatela daria para comprar um Porsche 911 Carrera 4 GTS, avaliado em R$ 1,095 milhão, e ainda completar o tanque de gasolina algumas vezes para acelerar por aí.
O tanque do Porsche cabe míseros 67 litros de gasolina e o carro não tem o mesmo espaço para 853 ocupantes que o avião da Airbus tem, mas acelera até 100 km/h em 3,3 segundos e ultrapassa os 309 km/h de velocidade.