Adeus inevitável: 8 carros que devem sair de linha no Brasil em 2024

Lista de modelos prontos para o adeus inclui o famoso Renault Stepway e a dupla Toyota Yaris hatch e sedã.

O ano de 2024 está chegando ao fim, mas não sem antes marcar a despedida de alguns carros do Brasil. Alguns modelos já tiveram a aposentadoria confirmada e não são mais encontrados nas concessionárias, enquanto outros até podem ressurgir em versão totalmente elétrica.

A renovação da linha a partir da descontinuação da produção de determinados veículos é uma prática comum das montadoras, que precisam se adequar às demandas do mercado e às novas regulamentações governamentais.

Qualquer marca que deseja lucrar e se manter relevante precisa tirar e incluir carros no portfólio, sobretudo em uma época de tantas mudanças aceleradas. O processo é compreensível, mas significa que os consumidores darão adeus a modelos queridos.

Carros que devem sair de linha em 2024

Muitos automóveis conhecidos pelos motoristas deixam as prateleiras das concessionárias neste ano e só poderão ser encontrados no segmento de usados. Confira alguns exemplos:

  • Citroën C4 Cactus

Foto: Divulgação/Citroën

Embora não tenha sido confirmado oficialmente, a despedida do C4 Cactus é praticamente certa para os concessionários. A decisão é motivada pela estreia do SUV de sete lugares Citroën C3 Aircross e do irmão cupê C3 X ou Fastlounge.

O crossover é equipado com motor THP (turbo) 1.6 flex, que gera 173 cv de potência e 24,5 Kgfm de torque. Considerado um pouco datado em comparação aos concorrentes, o carro tem preços a partir de R$ 111.990.

  • Chevrolet Bolt EV e Bolt EUV

Foto: Divulgação/Chevrolet


A produção da dupla na fábrica norte-americana foi encerrada no início deste ano, mas as unidades que já haviam sido fabricadas ainda estavam à venda. Os elétricos devem dar lugar a uma versão a bateria do Chevrolet Equinox, que está próxima a estrear no Brasil.

O Bolt EV e o Bolt EUV desenvolvem até 203 cv de potência e 36,7 kgfm de torque. Porém, um dos fatores que prejudicaram suas vendas é o preço pouco competitivo para a categoria, sendo R$ 240.150 para o EV e R$ 279.783 para o EUV.

  • Chevrolet Camaro

Foto: Divulgação/Chevrolet

O Camaro teve que morrer para, possivelmente, renascer no futuro como um elétrico mais barato. O que se sabe com certeza é que o vácuo deixado por ele no mercado está beneficiando diretamente o rival Ford Mustang.

Antes da partida, a GM anunciou uma edição especial com apenas 125 unidades produzidas, vendida por R$ 555 mil na versão cupê e R$ 595 mil na opção conversível. Ambas as variantes têm o mesmo motor V8 de 461 cv.

  • Renault Logan

Foto: Divulgação/Renault


Apesar de ter um público cativo entre os brasileiros, o Renault Logan é considerado um projeto defasado e deve deixar a linha da montadora em breve. Atualmente, ele é vendido em duas versões com preços a partir de R$ 97.500.

Tanto seu motor aspirado quanto o design interno e a tecnologia embarcada estão ultrapassados em relação aos concorrentes. Isso dificulta para a marca justificar o preço e reduz cada vez mais o número de vendas do modelo.

  • Renault Stepway

Foto: Divulgação/Renault

Assim como o irmão, o Stepway sairá de linha em breve. Porém, ao contrário do Logan, ele terá o Renault Kardian como sucessor. O modelo custa R$ 86.990 em versão única.

  • Toyota Yaris hatch e sedan

Foto: Divulgação/Toyota


A dupla está pronta para o adeus para abrir espaço ao crossover Yaris Cross. O motivo também é a defasagem dos modelos em relação aos rivais, como o Honda City. Hoje, tanto o sedã quanto o hatch partem de R$ 99.490.

você pode gostar também