Certo ou errado? 50% dos motoristas acredita que pneus novos devem ser instalados na frente
Especialistas desmentem o mito e recomendam instalar pneus novos na traseira para maior segurança.
Muitos motoristas acreditam que, ao trocar apenas dois pneus, os novos devem ser colocados na parte dianteira do carro. No Reino Unido, aproximadamente 50% dos motoristas compartilham essa ideia equivocada.
Segundo Brian Porteous, gerente técnico da Michelin no Reino Unido, essa prática é incorreta e pode comprometer a segurança. Em entrevista para a revista Auto Express, o especialista explicou por que pneus novos na frente não são a melhor escolha.
Ao questionar profissionais do setor automotivo, como gerentes de lojas de pneus e responsáveis por frotas, Porteous descobriu que muitos ainda acreditam que os pneus novos devem ir na frente, devido a preocupações com tração e frenagem, especialmente em veículos com tração dianteira.
No entanto, especialistas da indústria de pneus afirmam que o correto é instalar os pneus novos ou menos desgastados na parte traseira, para garantir maior estabilidade em linha reta.
A importância dos pneus novos no eixo traseiro
Foto: Eduard Goricev/Shutterstock
Independentemente do tipo de tração — seja dianteira, traseira ou integral —, a Michelin e outras fabricantes recomendam que os pneus novos sejam instalados na traseira do veículo. Isso porque, em situações de alta velocidade e curvas, itens desgastados na traseira podem perder aderência, aumentando o risco de derrapagem e acidentes.
A Michelin produziu um vídeo demonstrando os perigos de utilizar pneus mais gastos no eixo traseiro. As imagens mostram que, mesmo com sulcos de 2,6 mm, acima do mínimo de 1,6 mm exigido por lei no Brasil, o veículo perde estabilidade em curvas a baixas velocidades, evidenciando o risco para os motoristas.
A recomendação ideal é sempre substituir os quatro pneus ao mesmo tempo e realizar o rodízio entre eles para garantir um desgaste uniforme. No entanto, se a troca completa não for possível, o mais seguro é instalar os componentes novos na traseira, para assegurar maior estabilidade e segurança ao conduzir o veículo.