Falta o ‘molho’: 5 carros inspirados em clássicos que perderam a essência

Fabricantes lançam modelos para tentar aproveitar a fama de carros clássicos, mas não conseguem reproduzir o apelo.

A nostalgia é um sentimento muito utilizado para atrair os consumidores, e na indústria automotiva não tinha como ser diferente. Muitas marcas apelam para o relançamento de carros antigos com novos visuais, ou apenas como inspiração para modelos mais modernos.

A boa e velha Volkswagen Kombi é um exemplo de clássico de sucesso, explorado pela marca após a aposentadoria. Ela deixou o Brasil em sua segunda geração, mas a montadora tentou ressuscitar seu sucesso com o elétrico ID.Buzz, visualmente inspirado na “Velha Senhora”.

Este é apenas um dos veículos novos baseados em carros antigos que não conseguiram manter a essência dos seus antecessores. Isso porque a inspiração, quase sempre, para no visual.

5 inspirações que não reproduzem essência de clássicos

A lista a seguir reúne alguns veículos que tiveram lançamentos inspirados neles, mas deixaram a desejar no quesito essência. Confira:

1. VW Kombi

Volkswagen ID.Buzz (Foto: Divulgação/Volkswagen)


Voltando a falar da Kombi, a Velha Senhora era uma opção mais acessível que as vans comerciais mais modernas, embora não fosse exatamente barata ou cheia de recursos. Já a elétrica ID.Buzz, chamada de “Kombi do futuro”, está disponível no Brasil apenas por aluguel.

2. Fiat 500

Foto: Divulgação/Fiat

Sinônimo de carro popular nos anos 50, o Fiat 500 foi um sucesso instantâneo na Europa após a Segunda Guerra Mundial. Ali pelo fim dos anos 2000, o carro foi relançado com uma pegada muito mais sofisticada, tendência que perdura até hoje.

3. Jeep Grand Wagoneer

Foto: Divulgação/Jeep

Lançado como um tipo de “perua aventureira”, o Grand Wagoneer foi revivido alguns anos depois como o maior SUV da marca. Nesse processo, ele ficou mais refinado, perdeu o formato original e praticamente só compartilha o nome como antecessor.

4. VW Fusca

New Beetle (Foto: Divulgação/Volkswagen)

A maioria dos países viu o Fusca sair de linha nos anos 70, mas no México ele deixou as prateleiras só em 2003. Antes disso, por volta do fim dos anos 1990 e início dos anos 2000, a montadora sentiu o peso da nostalgia e resolveu criar o New Beetle, carro que não copiava em nada a funcionalidade que o antecessor possuía.

5. Mini Cooper

Foto: Divulgação/BMW

O modelo original foi o equivalente ao Fusca na Inglaterra em termos de popularidade e longevidade. Quando a BMW comprou a Mini, transformou a montadora em marca própria e modificou completamente o Cooper, que cada geração se tornou mais parecido com um carro premium.

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