Pneu furou? Não se desespere! Aprenda a fazer a troca em menos de 6 minutos

Não deixe o estresse tomar conta: existe uma forma simples de fazer a troca do acessório.

Trocar um pneu furado pode parecer uma tarefa simples, mas é um procedimento que demanda atenção e cuidado para garantir a segurança de todos.

Desde motoristas novatos até aqueles com mais experiência, é comum surgir a dúvida sobre como realizar essa troca de maneira correta. Veja um passo a passo fácil de seguir, além de dicas sobre quando é necessário trocar os pneus do carro. Vamos lá!

Tutorial para trocar o pneu furado

Foto: Shutterstock

1. A primeira coisa a fazer é estacionar o veículo em um lugar seguro e plano. Isso evita que o carro se mova enquanto você troca o pneu. Ative o pisca-alerta e coloque o triângulo de sinalização a uma distância apropriada da via, de acordo com a velocidade permitida no local.

2. Para imobilizar o carro, acione o freio de mão. Caso você dirija um carro automático, coloque-o em ‘P’ (estacionamento). Esses procedimentos são essenciais para garantir que o veículo não se mova durante a troca.

3. Com a chave de roda, comece a afrouxar os parafusos da roda furada, girando-os no sentido anti-horário. Se encontrar dificuldades, coloque o peso do corpo na chave, mas faça isso com cuidado para evitar acidentes.

4. Identifique o ponto de encaixe para o macaco, que normalmente está indicado no manual do carro. Posicione o macaco corretamente e comece a levantá-lo até que o pneu furado fique suspenso do chão.

5. Remova completamente os parafusos e retire o pneu furado. Com bastante cuidado, coloque o estepe no eixo, alinhando os furos para os parafusos.

6. Inicie apertando os parafusos com as mãos, garantindo que o estepe esteja bem alinhado. Depois, finalize o aperto em ordem cruzada. Essa técnica ajuda a distribuir a pressão uniformemente e evita que o pneu fique desalinhado.

7. Depois de apertar os parafusos, utilize o macaco para baixar o carro até que todas as rodas estejam firmes no chão. Em seguida, aperte os parafusos com toda a força, utilizando o peso do corpo para garantir que estejam bem fixados.

8. Após a troca, coloque o pneu furado e o macaco de volta no porta-malas. Não se esqueça de retirar a sinalização e desativar o pisca-alerta antes de voltar à estrada.

Para facilitar ainda mais o processo, assista ao vídeo de menos de 6 minutos exibido no canal “Mecânica Fácil”, no YouTube:

Quando trocar o pneu do carro mesmo se não estiver Furado?

Além de saber trocar um pneu furado, é importante conhecer quando é necessário substituir os pneus do carro. Aqui estão alguns sinais:

  • Careca: quando a profundidade dos sulcos é inferior a 1,6 mm;
  • Deformidades: bolhas, inchaços ou sinais de ressecamento visíveis;
  • Desgaste irregular: desgaste desigual na banda de rodagem
  • Prazo de validade: trocar pneus com mais de 5 anos, mesmo que tenham sido pouco utilizados.
  • Desgaste por quilometragem: quando atingir a quilometragem recomendada pelo fabricante, conforme indicado no manual.

Trocar um pneu furado é uma habilidade que todo motorista deve desenvolver. Com calma e seguindo este guia, você poderá resolver a situação com segurança e eficiência.

você pode gostar também