Preço em conta? BYD Yuan Pro estreia como o SUV elétrico mais barato do Brasil
Modelo deve rivalizar com SUVs tradicionais no mercado, como Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta e Honda HR-V.
A BYD lançou no mercado brasileiro o Yuan Pro, SUV elétrico que chega como uma das opções mais baratas em sua categoria, com preço inicial de R$ 182.800. O modelo promete competir diretamente com SUVs tradicionais a combustão como Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta e Honda HR-V, mas com a vantagem de ser movido à eletricidade.
O motor elétrico do Yuan Pro oferece 177 cv de potência e um torque de 29,5 kgfm, garantindo uma performance competitiva.
Com 4,31 metros de comprimento e um entre-eixos de 2,62 metros, o carro tem um design moderno, típico dos modelos da marca chinesa, e um interior minimalista.
Entre os destaques internos, o SUV vem equipado com uma central multimídia de 12,8 polegadas com tela giratória e um painel digital de 8,8 polegadas, reforçando a proposta tecnológica e prática.
O desempenho também não deixa a desejar. O Yuan Pro acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,9 segundos e tem uma velocidade máxima limitada a 160 km/h. A autonomia oficial, segundo o Inmetro, é de 250 km, mas a BYD afirma que, em condições ideais, o veículo pode alcançar até 350 km.
No entanto, o SUV não conta com alguns sistemas avançados de assistência à condução, como o controle de cruzeiro adaptativo, o que pode pesar em um mercado tão competitivo.
Entre os itens de série, o BYD Yuan Pro inclui freio de estacionamento eletrônico, seis airbags, câmeras com visão 360º, faróis de LED e rodas de 17 polegadas.
A proposta da montadora chinesa é clara: oferecer tecnologia de ponta a um preço mais acessível.
Foto: Divulgação/BYD
História do Yuan Pro e comparação com o passado
A BYD tem trabalhado para reverter a antiga má reputação das montadoras chinesas, conhecidas por copiar o design de marcas consagradas.
No passado, o Yuan Pro chegou a ser comparado ao Ford EcoSport por suas semelhanças visuais, especialmente na primeira geração do modelo, onde a traseira chegou a ser descrita como uma “cópia e colagem” do SUV americano. Apesar disso, a Ford nunca chegou a processar a BYD.
Agora, com uma nova geração, o Yuan Pro adotou um design mais original, alinhado com a linguagem visual atual da marca. As lanternas traseiras estão interligadas, e o estepe, antes pendurado na tampa do porta-malas, foi removido.
O modelo traz avanços significativos em tecnologia e desempenho, incluindo um carregador sem fio para smartphones e uma bateria de 45 kWh que garante uma autonomia de até 401 km pelo ciclo chinês (CLTC).
Assim, a BYD busca firmar sua posição no mercado brasileiro e global de veículos elétricos, com o Yuan Pro sendo um passo importante nessa direção.