Carros de baixa manutenção: veja lista dos 10 melhores modelos
Selecionamos 10 modelos conhecidos por oferecer pouca dor de cabeça aos donos. Veja se o seu está na lista e entenda os motivos.
Os donos de veículos muitas vezes têm pavor de oficinas, principalmente devido ao tempo e dinheiro gastos nesse processo. Levar o veículo para a mecânica, mesmo para revisões periódicas, é algo que muitos motoristas evitam a todo custo.
Para quem não quer passar nem perto do mecânico, a escolha de um carro usado que exija pouca manutenção se torna uma prioridade.
Para ajudar nessa escolha, destacamos 10 carros conhecidos por oferecerem tranquilidade aos donos. Lembrando que, mesmo seguindo as recomendações, é sempre importante verificar se o antigo proprietário manteve o veículo em boas condições.
Modelos que quase não precisam de manutenção
Conheça alguns modelos conhecidos por sua durabilidade e baixa necessidade de manutenção, ideais para quem está procurando um carro usado e quer evitar dores de cabeça futuras.
1. VW Gol
O Gol foi o veículo mais vendido do Brasil por quase 30 anos e um dos grandes motivos é a sua robustez. Mesmo nas últimas versões, o compacto da Volkswagen continua sendo uma escolha confiável para quem quer evitar oficinas.
2. Fiat Palio Fire
Desde 1996, o carro da Fiat é conhecido por seu projeto robusto e está entre os usados que quase não precisam de manutenção, sendo uma escolha popular entre os motoristas que querem fugir de gastos com mecânicos.
3. Toyota Etios
O Etios, vendido entre 2012 e 2022, é um compacto que manteve a alta qualidade mecânica característica da Toyota.
Seja na versão hatch ou sedã, o carro costuma ter poucos problemas, embora o sistema de embreagem possa causar algo de preocupação.
4. Honda Fit
Os carros da marca japonesa têm fama por precisarem de pouca manutenção, e o Fit é um ótimo exemplo. Quem possui ou já teve o modelo sabe do que estamos falando.
Porém, é bom prestar atenção em possíveis folgas nas válvulas e componentes da suspensão.
5. Nissan March
Conhecido por revisões a preços competitivos, o March é outra opção que quase não precisa de manutenção. Atenção apenas ao conjunto da embreagem e ao trambulador do câmbio, que podem exigir cuidados.
6. Hyundai HB20
Com design ousado e uma gama variada de motores, o HB20 se estabeleceu pelo aspecto mecânico. Suas revisões são baratas e o projeto mecânico é descomplicado, o que o torna uma opção que quase não precisa de oficina.
7. Sandero
Outro carro de manutenção simples e barata, o Sandero da Renault compartilha a base com o Logan.
Mesmo nos exemplares usados, o hatch compacto mantém essa reputação, seja com motor 1.0 ou 1.6, sendo uma escolha confiável.
8. Fiat Strada
A picape Strada é conhecida por ser resistente e exigir pouca manutenção ao longo dos anos. Com acerto de suspensão robusto e bom nível de construção, ela não precisa de muitas revisões além das preventivas.
9. Corolla
Desde 1998, a confiabilidade mecânica do Corolla acompanha o modelo. Com motores 1.8 e 2.0, o sedan da Toyota é elogiado pela durabilidade, sendo uma escolha segura para quem quer evitar idas ao mecânico.
10. Onix
O Chevrolet Onix, com os motores da Família I, tem baixo custo de manutenção e raramente precisa de conserto. No entanto, fique atento ao atuador de embreagem, que pode ser um ponto de atenção para os proprietários.