Carros elétricos: nova tecnologia pode reduzir preços em até 50%

Pesquisadores da Georgia Tech desenvolvem bateria de lítio de baixo custo, que pode baratear carros elétricos pela metade do preço atual.

A indústria automotiva enfrenta o desafio de tornar os carros elétricos mais acessíveis devido ao alto custo das baterias. Atualmente, essas baterias representam cerca de 50% do preço total dos veículos. No entanto, uma pesquisa inovadora realizada pelo Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos Estados Unidos, pode mudar esse cenário.

O estudo liderado por Hailong Chen concentra-se no desenvolvimento de um cátodo em estado sólido, utilizando cloreto de ferro como material principal. Esse avanço promete reduzir significativamente o custo das baterias, tornando os carros elétricos mais competitivos em relação aos convencionais.

Impacto da nova bateria para elétricos

Foto: Shutterstock

Embora as baterias de íons de lítio já sejam conhecidas por sua capacidade em dispositivos eletrônicos, a aplicação em larga escala no setor automotivo apresenta desafios devido ao custo elevado. A equipe da Georgia Tech desenvolveu uma alternativa viável e mais econômica.

O novo cátodo sólido, que utiliza eletrólitos em estado sólido em vez de líquidos, garante maior eficiência e segurança. Isso elimina riscos como vazamentos e incêndios, frequentemente associados a eletrólitos líquidos.

Confira a seguir as vantagens do cátodo de cloreto de ferro:

  • Reduz o custo das baterias para 30% a 40% do valor atual;
  • Promove melhorias na eficiência e na vida útil da bateria;
  • Oferece uma alternativa sustentável e estável para a cadeia de suprimentos;
  • Aumenta a resiliência da rede elétrica devido à sua aplicação em armazenamento de energia em larga escala.

Perspectivas futuras

Os pesquisadores estimam que esta tecnologia possa estar disponível comercialmente dentro de cinco anos. Até lá, a equipe continuará aprimorando o dispositivo em laboratório.

A expectativa é que essa inovação não apenas reduza o custo dos carros elétricos, mas também impulsione o mercado de armazenamento de energia.

“Isso não só poderia tornar os carros elétricos muito mais baratos do que os carros de combustão interna, mas também forneceria uma nova e promissora forma de armazenamento de energia em larga escala, aumentando a resiliência da rede elétrica. Além disso, nosso cátodo melhoraria muito a sustentabilidade e a estabilidade da cadeia de suprimentos do mercado de elétricos”, diz Chen.

Além disso, a popularização dessa tecnologia pode contribuir para um futuro mais sustentável, ao facilitar a transição para fontes de energia mais limpas e eficientes.

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