Pneus novos devem ir na dianteira ou traseira do carro? Especialistas revelam a verdade
Entenda a importância de escolher a posição certa para instalar pneus novos e garantir a segurança e estabilidade do seu veículo.
Muitos motoristas frequentemente se questionam sobre a posição ideal para instalar pneus novos em seus veículos. Quando é possível comprar dois pares, não há problema, mas muitas vezes o orçamento só permite a aquisição de uma dupla de componentes.
Boris Feldman, renomado especialista em automóveis, esclarece essa dúvida comum em sua coluna na CNN, ressaltando a importância da segurança na hora de fazer a escolha.
Segundo Feldman, a prática correta é instalar os pneus novos no eixo traseiro. Esta orientação contraria a crença popular de que eles devem ser colocados na frente. Mas, afinal, por que essa escolha é tão crucial?
Segurança e controle em foco
Como explica o especialista, a segurança é o principal fator para essa recomendação. Pneus novos na parte traseira oferecem mais estabilidade, especialmente em curvas e manobras bruscas, evitando que o carro perca o controle.
A colocação dos pneus no eixo traseiro se mostra crucial em situações de emergência. Caso ocorra um problema nos pneus dianteiros, o motorista ainda consegue controlar o veículo usando o volante.
Já se o problema for nos pneus traseiros, o controle é significativamente reduzido. Além disso, pneus novos atrás ajudam a manter a estabilidade do veículo, prevenindo deslizes.
Vale ressaltar ainda que pneus com sulcos mais profundos na traseira são fundamentais para evitar que o carro “saia de traseira” em curvas. Isso contribui para uma condução mais segura e tranquila, minimizando riscos.
Rodízio regular: um aliado na manutenção
Feldman também destaca a importância de realizar o rodízio regular dos pneus para aumentar a vida útil dos componentes. Essa prática garante um desgaste uniforme, evitando a necessidade de substituir apenas dois pneus de cada vez.
O especialista aconselha que, sempre que possível, os quatro itens sejam trocados simultaneamente pelo proprietário. Quando isso não é viável, priorizar a instalação de novos pneus na traseira é a melhor opção.
A orientação de Boris Feldman enfatiza a segurança e a estabilidade do veículo. Por isso, os pneus novos devem ser colocados atrás, sempre lembrando que o rodízio regular maximiza a vida útil e reduz gastos.