16 montadoras chinesas devem vender carros no Brasil até 2025. Quais são elas?
Mercado automotivo brasileiro deverá contar com até 16 marcas chinesas até 2025, apostando em inovação e diversidade de modelos.
Nos últimos anos, o mercado brasileiro tem se tornado um ponto estratégico para as fabricantes chinesas de automóveis. Entre as marcas já estabelecidas e aquelas que planejam iniciar suas operações, há grandes expectativas.
Com planos que envolvem bilhões de reais em investimentos, novas fábricas e um foco crescente em veículos híbridos e elétricos, essas empresas vislumbram expandir significativamente sua atuação no Brasil.
Algumas, como a BYD, já estão bem consolidadas, enquanto outras, como a GAC Motor, estão em fase de preparação para entrar no mercado com força total nos próximos anos. O cenário é de transformação e crescimento.
Marcas já estabelecidas e em crescimento
Embora algumas fabricantes chinesas já tenham uma presença marcante no país, outras estão apenas começando a mapear suas estratégias para o mercado local.
Abaixo, confira uma lista completa das marcas que já atuam ou que planejam atuar no país, proporcionando uma visão abrangente da situação atual e das perspectivas futuras.
BYD e Caoa Chery
A BYD já é uma importadora consolidada no Brasil e avança com a construção de sua fábrica em Camaçari (BA), investindo em modelos híbridos e elétricos. O mesmo vale para a Caoa Chery, uma das pioneiras que destinou R$ 3 bilhões para expandir sua fábrica em Anápolis (GO), sobretudo para a produção de SUVs.
GWM e JAC Motors
Com uma produção nacional planejada para Iracemápolis (SP), a GWM pretende lançar o Haval H6 em 2025. Por outro lado, a JAC Motors amplia seu portfólio com a picape diesel Hunter, apesar de manter os planos para veículos elétricos.
GAC e Geely
A estreante GAC Motor investirá US$ 1 bilhão para lançar sete modelos no Brasil, sem foco exclusivo em eletrificação. Já a Geely, após uma década fora, retornará de forma independente, mirando o mercado de SUVs médios.
Neta e Omoda Jaecoo
Apesar das dificuldades financeiras na China, a Neta busca parceiros para montagem local. Enquanto isso, a Omoda Jaecoo adiou seu início de operações para 2025 devido a problemas logísticos e de infraestrutura.
Leapmotor e MG Motor
Com a Stellantis como parceira, a Leapmotor focará no mercado de elétricos de entrada a partir de 2025. A MG Motor, que já atuou no Brasil, planeja retornar apostando em modelos híbridos e elétricos.
Polestar e Riddara
Focando em veículos elétricos de alta performance, a Polestar chegará ao Brasil como rival direta da Tesla. A Riddara, com destaque para a picape elétrica RD6, pretende expandir-se no interior do país.
Wuling e Zeekr
A Wuling, em parceria com a General Motors, pode atrasar seu lançamento até após 2025. Já a Zeekr iniciou vendas de modelos de luxo no Brasil e planeja expandir com carros da Lynk & Co.