Vaga de estacionamento pequena? Esse é real o motivo por trás disso
Os espaços de estacionamento não estão diminuindo de tamanho, mas sim os carros estão ficando maiores.
Os espaços de estacionamento estão parecendo mais apertados? A sensação não está errada. No entanto, a razão por trás disso não é tão simples quanto parece.
Os espaços de estacionamento não estão diminuindo de tamanho, mas sim os carros estão ficando maiores, e os espaços de estacionamento no Brasil ainda estão tentando acompanhar essa tendência.
Atualmente, o padrão nacional para espaços de estacionamento na rua varia de 2,4 a 2,6 metros de largura (dependendo da localização) e 5,4 metros de comprimento.
O padrão para espaços de estacionamento fora da rua, em estacionamentos privados e públicos, é o mesmo, mas em breve poderá ser aumentado.
Isso ajudaria a acomodar picapes de cabine dupla grandes, como a Chevrolet Silverado, que medem mais de 6 metros de comprimento em algumas especificações.
Vaga pequena
Ao definir um padrão de espaço de estacionamento, as autoridades municipais utilizam um “veículo de design” genérico para determinar as dimensões e os requisitos de manobra de um estacionamento.
É necessário escolher um veículo para projetar, de modo que os espaços de estacionamento e os raios de viragem nas rampas possam acomodar a maioria dos veículos sem superdimensionar.
No entanto, nos últimos anos, esse “veículo de design” genérico aumentou consideravelmente de tamanho.
O método padrão para estabelecer o ponto de referência de design é realizar uma análise estatística de uma amostra representativa de todos os veículos registrados no Brasil.