Stellantis vai ‘aposentar’ motor icônico e deixar um mais fraco no lugar. Mas por quê?

Montadora faz alterações em motores de veículos Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën para atender às normas Proconve L8 a partir de 2025.

O início de 2025 traz transformações significativas na linha de veículos da Stellantis. As mudanças visam adequar-se às novas normas ambientais Proconve L8, que entram em vigor em janeiro. Modelos que seguem o padrão anterior podem ser vendidos até março.

A fabricante ajustou a gama de motores nas marcas Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën. Entre as modificações, o motor aspirado 1.3 Firefly, presente nos modelos Argo, Cronos, Pulse e Strada, sofreu ajustes no torque, porém manteve a potência.

Alterações nos motores existentes

  • Motor 1.3 Firefly

O motor 1.3 Firefly aspirado, presente em modelos como Fiat Argo e Strada, passará por um ajuste de torque em 2025. Ele apresentará então 13,6 kgfm com etanol e 13,1 kgfm quando abastecido com gasolina. A potência seguirá em 107 cv e 98 cv, respectivamente.

Fiat Strada (Foto: Divulgação/Fiat)

  • Motor 1.3 Turbo T270

O motor 1.3 turbo T270, utilizado nos veículos Jeep e Fiat Toro, agora tem potência de 176 cv com etanol, mantendo o torque de 27,5 kgfm. Anteriormente, este motor gerava 185 cv. A calibragem poderá variar em versões Abarth do Fastback e Pulse.

Fiat Pulse Abarth (Foto: Divulgação/Fiat)

Novos motores turbodiesel

Com a introdução do motor 2.2 turbodiesel Multijet de 200 cv e 45,5 kgfm na Ram Rampage 2025, a substituição ocorrerá no Jeep Commander. Entretanto, ainda é incerto se o Compass e a Fiat Toro também receberão essa unidade.

Modelo Motor Substituído Novo Motor
Fiat Scudo 1.5 turbodiesel 2.2 Multijet
Peugeot Expert 1.5 turbodiesel 2.2 Multijet
Citroën Jumpy 1.5 turbodiesel 2.2 Multijet

Aposentadoria do motor Fire

A Stellantis aposenta o antigo motor Fire, utilizado no Fiat Mobi, Fiorino e Peugeot Partner Rapid, substituindo-o pelo Firefly. O Mobi agora adota o Firefly 1.0 de três cilindros, com assistência elétrica na direção.

Enquanto isso, os modelos Fiorino e Partner Rapid serão equipados com o motor 1.3 Firefly aspirado, incorporando também direção elétrica e sistema de monitoramento de pressão dos pneus.

você pode gostar também