Dois motivos que podem fazer os carros elétricos ficarem mais baratos no Brasil em 2025

Carros elétricos, hoje a partir de R$ 100 mil no Brasil, podem se tornar mais acessíveis em 2025. Entenda os motivos.

A entrada dos carros elétricos no mercado brasileiro é marcada por desconfiança. O preço elevado e a infraestrutura ainda em desenvolvimento são barreiras. Atualmente, esses veículos custam no mínimo R$ 100 mil, tornando-se inacessíveis para muitos. No entanto, a expectativa é de que essa realidade comece a mudar em 2025.

Duas grandes montadoras, a BYD e a GWM, planejam começar a produção de veículos elétricos no Brasil ainda este ano. A BYD avança na construção de sua fábrica em Camaçari, Bahia. Já a GWM está contratando funcionários para sua unidade em Iracemápolis, interior de São Paulo.

A fabricação nacional de veículos promete trazer benefícios, como a redução de custos e o aumento da acessibilidade. Com incentivos fiscais e o corte de tarifas de importação, espera-se que os preços dos carros elétricos diminuam, tornando-os mais atrativos ao consumidor.

Produção nacional: uma nova era

Foto: Shutterstock

  • BYD: expansão em Camaçari

A BYD planeja produzir até 150 mil veículos por ano em sua fábrica em Camaçari, Bahia. Essa será a maior unidade da empresa fora da China. A intenção é abastecer tanto o mercado nacional quanto o regional. O foco será na produção de motores flex, com o modelo Dolphin Mini sendo atualmente o mais acessível da marca, custando R$ 115.800.

  • GWM: início em Iracemápolis

A GWM utilizará sua fábrica em Iracemápolis, São Paulo, como ponto de partida para o modelo híbrido Haval 6. Este veículo, que custa cerca de R$ 240 mil atualmente, poderá ter seu preço reduzido com a nacionalização. A empresa visa aproveitar os incentivos fiscais do programa Mover para reduzir custos.

Redução de custos de baterias

Um recente levantamento indica que o preço das baterias elétricas deve cair significativamente a partir de 2026. Essa redução impactará o custo final dos veículos, permitindo uma queda nos preços ao consumidor. Espera-se que essa mudança torne os carros elétricos mais competitivos em relação aos modelos a combustão.

Ainda existem desafios a serem enfrentados para tornar os carros elétricos mais acessíveis no Brasil. O custo de instalação dos equipamentos para a produção local é elevado. Além disso, é necessário manter margens de lucro para cobrir os altos investimentos iniciais.

Enquanto a produção nacional não se consolida, os veículos importados continuarão a sofrer com pesadas taxas de importação, atualmente em 35%. Embora haja expectativas otimistas para 2025, a realidade pode ser desafiadora.

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