Mais de 1 milhão de motoristas já foram multados pelo pedágio free flow; deputado pede cancelamento

Mais de 1 milhão de multas foram emitidas no sistema free flow da BR 101. Debate sobre suspensão das penalidades ganha força na Câmara.

A implantação do sistema de pedágio eletrônico Free Flow na rodovia Rio-Santos, BR-101, gerou mais de 1 milhão de multas por evasão. De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), metade dos motoristas autuados são reincidentes, o que evidencia a necessidade de maior conscientização.

Atualmente, os condutores sem a tag de pagamento automático têm 30 dias para quitar suas obrigações. A concessionária CCR oferece alternativas de pagamento, como seu site oficial, WhatsApp e aplicativos móveis.

Apesar disso, a inadimplência persiste como um problema, mesmo sendo considerada normal em países que adotaram essa tecnologia.

Fernando Feitosa, gerente de regulação rodoviária da ANTT, relatou que a evasão, inicialmente em 11,26%, caiu para 6,95% em outubro. A adoção da tecnologia pelas rodovias é benéfica, pois reduz o tempo de viagem e a emissão de poluentes, ainda que alguns ajustes sejam necessários.

Impacto ambiental e segurança

Pedágio Free Flow (Foto: Divulgação/EcoNoroeste)

A operação do Free Flow ao longo de três meses na BR-101 resultou em apenas um acidente, o que evidencia a segurança do sistema.

Além disso, a redução do consumo de combustível e a menor emissão de poluentes são aspectos positivos destacados pela ANTT.

Vantagens para o meio ambiente

  • Menor emissão de poluentes;
  • Redução no consumo de combustível.

Controvérsias e desafios legais

Por outro lado, o deputado Hugo Leal apresentou o Projeto de Lei 3.362/24, visando suspender as multas por não pagamento do pedágio Free Flow.

O parlamentar argumenta que a falta de informação adequada sobre o sistema contribui para o aumento das penalidades.

Feitosa alerta sobre o risco de descrédito do Free Flow no Brasil, citando o exemplo da África do Sul, onde a suspensão das multas levou à inoperância do sistema.

A ANTT defende que manter as penalidades aplicadas e investir em comunicação são passos cruciais para o sucesso do Free Flow.

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