Nova rival para a Ram 1500? BYD Shark pode crescer e surpreender o mercado
BYD desenvolve uma nova picape de grande porte, apelidada de Shark 9, mirando mercados como Austrália e Brasil.
A fabricante chinesa BYD está se aventurando no segmento de picapes de grande porte com o desenvolvimento de um novo modelo, provisoriamente chamado de Shark 9. Apesar do desempenho inicial tímido, a marca demonstra entusiasmo pelo segmento e já confirmou planos para uma picape maior.
A iniciativa vem após as modestas vendas da versão atual no Brasil, que teve apenas 413 unidades comercializadas até o início de fevereiro.
O novo modelo está sendo projetado para competir diretamente com gigantes do mercado, como a Chevrolet Silverado e a Ford F-150. No entanto, devido às tarifas impostas pelos Estados Unidos a veículos chineses, é improvável que a Shark 9 seja lançada por lá.
Mercados-alvo e vantagens estratégicas da Shark 9
Além dos EUA, a fabricante está de olho em mercados que costumam acolher bem as picapes, como a Austrália e o México.
No mercado australiano, a BYD possui uma vantagem competitiva, pois o Shark 9 poderá sair de fábrica com o volante à direita, algo a que suas concorrentes precisam se adaptar, o que pode resultar em preços mais competitivos.
Possíveis especificações
As especificações da nova picape ainda estão em fase de desenvolvimento, mas há indícios de que ela possa trazer um trem de força híbrido plug-in similar ao utilizado pela Shark atual. Esse sistema combina um motor 1.5 a gasolina com dois motores elétricos, totalizando 437 cv.
Assim, a Shark 9 estará bem equipada para enfrentar as picapes full-size, que geralmente oferecem menos potência.
Expansão de motorização
Para ampliar suas opções de mercado, a BYD também avalia uma nova motorização híbrida para a linha Shark. A expectativa é que a nova configuração, substituindo o motor 1.5 por um 2.0, ultrapasse a marca dos 500 cv.
Além disso, a montadora testa um potente sistema de força do YangWang U8, que atinge 1.180 cv ao combinar quatro motores elétricos e um motor 2.0 turbo.
Embora o CEO da distribuidora australiana da BYD, David Smitherman, tenha confirmado os planos para a picape grande, ainda é cedo para detalhes específicos. Entretanto, a ambição da marca é evidente: expandir sua presença e se tornar um nome de peso no segmento das picapes globais.