Fabricantes brasileiros estão incomodados! 5.500 veículos da BYD chegam ao Brasil de navio

Chegada de 5,5 mil veículos da BYD ao Brasil causa inquietação entre montadoras nacionais, que pedem ajuste no imposto de importação.

Um navio transportando 5,5 mil veículos da chinesa BYD aportou no Brasil, desencadeando reações entre as montadoras locais. A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos

Automotores (Anfavea) expressou sua preocupação com a situação nesta quarta-feira, 5 de março. Segundo a associação, já existem mais de 40 mil unidades importadas armazenadas no país, o que acendeu um sinal de alerta para o setor automotivo nacional.

O navio chegou ao Portocel, em Aracruz, Espírito Santo, no dia 27 de fevereiro, contendo 5.524 automóveis das linhas Dolphin, Song e Yuan. Esses veículos, que incluem modelos elétricos e híbridos, destacam a crescente presença da BYD no mercado brasileiro.

Contudo, a Anfavea está solicitando o restabelecimento imediato da alíquota de 35% de imposto de importação para esse tipo de automóvel, em um esforço para proteger a indústria local de potenciais desequilíbrios no comércio exterior.

Impacto na indústria nacional

Foto: Shutterstock

Atualmente, o imposto de importação para veículos elétricos é de 18%, enquanto os híbridos plug-in pagam 20% e os híbridos convencionais, 25%.

A Anfavea destaca que nenhum outro país com indústria automotiva estabelecida possui barreiras de importação tão baixas, tornando o Brasil um mercado atrativo para veículos que enfrentam elevadas taxas na América do Norte e Europa.

Com mais de R$ 180 bilhões previstos em investimentos no setor automotivo nacional, incluindo R$ 60 bilhões para o desenvolvimento de modelos eletrificados, a indústria afirma sentir-se ameaçada por essas importações crescentes.

Investimentos e geração de empregos

No ano anterior, foram anunciados investimentos significativos no setor automotivo brasileiro, visando ao desenvolvimento de novos modelos eletrificados.

Gerando mais de 1,3 milhão de empregos diretos e indiretos, a indústria nacional enxerga a situação atual como uma ameaça à sua estabilidade. A Anfavea apoia a entrada de novas marcas que possam produzir localmente, mas critica os repetidos atrasos no início das operações fabris no país.

Expansão da BYD no Brasil

Esta é a segunda vez que o navio BYD Explorer n° 1 traz veículos para o Brasil. Com capacidade para transportar até 7 mil veículos, a embarcação atende ao aumento da demanda por automóveis da marca.

A fábrica de Camaçari, na Bahia, será a maior fora da China e deverá produzir até 300 mil veículos anualmente. Alexandre Baldy, vice-presidente da BYD Brasil, enfatizou o compromisso da empresa em atender ao mercado brasileiro, que já registrou 76.811 emplacamentos de veículos BYD em 2024.

A contínua chegada de veículos BYD ao Brasil reflete tanto a crescente aceitação dos modelos eletrificados quanto os desafios enfrentados pela indústria nacional em manter sua competitividade. A necessidade de ajustes na política de importação é um ponto crucial para o equilíbrio do setor automotivo brasileiro diante de um cenário cada vez mais globalizado.

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