Motorização híbrida da Fiat chega aos Peugeot 208 e 2008 em 2026

Stellantis expande tecnologia Bio-Hybrid para o Peugeot 208 e 2008 em 2026, após Fiat Pulse e Fastback.

A fabricante Stellantis anunciou a incorporação da tecnologia Bio-Hybrid nos modelos Peugeot 208 e 2008. Com previsão de lançamento para 2026, as versões GT desses veículos, produzidos na Argentina, seguirão os passos dos Fiat Pulse e Fastback ao adotarem o sistema híbrido.

Os modelos já estão em testes diários, acompanhados de veículos Fiat para comparações técnicas. Esta iniciativa reflete a crescente tendência da indústria automotiva em direção à eficiência energética e à redução de emissões de CO2.

Funcionamento do sistema Bio-Hybrid

O sistema híbrido adotado nos Peugeot 208 e 2008 integra um motor elétrico de 12V com 3 kW. Este motor está mecanicamente conectado ao motor a combustão, resultando em uma combinação que não visa o aumento de potência, mas sim a melhoria na eficiência de consumo.

Peugeot 208 T200 Hybrid em teste de rodagem nas ruas. (Foto: Marlos Ney Vidal/Autos Segredos)

O conjunto é alimentado por duas baterias distintas: uma de chumbo-ácido, posicionada no cofre do motor, e outra de íon de lítio, localizada sob o banco do motorista.

O gerenciamento do sistema é realizado pelo módulo de comutação DBSM, que ajusta automaticamente a carga entre as baterias conforme as orientações da central eletrônica.

Operação do motor multifuncional

O motor multifuncional substitui o alternador e o motor de partida convencional. Ele funciona como um alternador inteligente que recarrega as baterias, além de manter o fornecimento de energia ao veículo quando em modo neutro, garantindo eficiência energética.

Especificações técnicas

Veja a ficha técnica dos Peugeot 208 e 2008 GT híbridos:

  • Motor: 1.0 Turbo Flex 200
  • Câmbio: CVT com simulação de sete marchas
  • Potência com etanol: 130 cv
  • Potência com gasolina: 125 cv
  • Torque: 20,4 kgfm

Apesar das inovações sob o capô, não haverá alterações visuais nos modelos. A introdução desse sistema de propulsão no mercado, inicialmente prevista para maio, poderá ser adiada para o segundo semestre de 2026.

Esta iniciativa reafirma o compromisso da Stellantis com a sustentabilidade, ao mesmo tempo em que amplia as opções de motorização híbrida no mercado automotivo, alinhando-se às demandas por veículos mais ecológicos e eficientes.

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