Nissan em crise: novo CEO global assume comando após fracasso em fusão
Montadora passa por transformações internas após o fracasso de fusão com a Honda, nomeando Ivan Espinosa como novo CEO.
A Nissan enfrenta um período de turbulência após o fracasso das negociações de fusão com a Honda. Em decisão recente, a renomada montadora japonesa nomeou Ivan Espinosa como o novo CEO global, sucedendo Makoto Uchida.
Os rumores sobre a saída de Uchida se confirmaram em reunião do conselho de administração. As mudanças entram em vigor em 1º de abril, prometendo uma reestruturação significativa na companhia.
Com o afastamento do executivo, a Nissan busca alinhar seus objetivos de curto a longo prazo, enquanto enfrenta desafios internos e externos. A possibilidade de retomar conversas com a Honda foi descartada nesta ocasião.
O contexto da fusão entre as japonesas
As negociações entre Nissan e Honda iniciaram em dezembro de 2024, quando foi assinado um Memorando de Entendimento. A Honda, entretanto, almejava uma estrutura onde a Nissan se tornaria sua subsidiária, mas tal condição não foi aceita pela empresa.
A Honda desejava transformar a Nissan em subsidiária, o que lhe permitiria nomear a maioria dos diretores da nova empresa. A estratégia envolvia uma troca de ações, na qual a primeira seria a controladora.
Porém, a proposta gerou impasses, culminando no encerramento das negociações.
Plano de reestruturação da Nissan
Independente da fusão, a Nissan enfrenta desafios internos. A empresa anunciou um plano de corte de 9.000 empregos, redução de capacidade produtiva e fechamento de três fábricas, incluindo uma na Tailândia.
A decisão visa otimizar operações até 2026 e inclui medidas como:
- Fechamento da fábrica na Tailândia no início do ano fiscal de 2025.
- Encerramento de mais duas fábricas até 2026.
- Redução dos turnos em fábricas dos EUA, localizadas em Tennessee e Mississippi.
Redução de custos e inovação
Para se reerguer, a montadora japonesa pretende cortar custos em várias áreas, acelerando o desenvolvimento de novos carros. O tempo para a criação de um novo modelo será reduzido inicialmente para 37 meses, mas o objetivo é alcançar 30 meses, unificando o design global.
Desafios para Ivan Espinosa
Ivan Espinosa, veterano na Nissan, enfrenta o desafio de lidar com dívidas crescentes e um portfólio envelhecido. Resta saber se a Honda participará do futuro da Nissan, mas é certo que os próximos anos prometem ser desafiadores para a montadora.