Pulse ou Kardian: qual o melhor SUV de entrada até a chegada do aguardado Tera?

SUVs de entrada Fiat Pulse e Renault Kardian competem por espaço antes da chegada do esperado Volkswagen Tera.

O mercado de SUVs compactos no Brasil está prestes a ganhar um novo competidor com a chegada do Volkswagen Tera.

O modelo, já em produção em Taubaté, São Paulo, promete aquecer a competição em um segmento já habitado pelo Fiat Pulse e pelo Renault Kardian.

Historicamente, a Volkswagen desfrutou de sucesso com ícones como o Gol e o Fusca. A expectativa é que o Tera siga esse legado, apesar de a recepção aos SUVs menores não ter sido tão entusiástica.

A Fiat e a Renault já exploram esse mercado com opções mais acessíveis e compactas.

Características do Fiat Pulse e Renault Kardian

O Fiat Pulse, derivado do hatch Argo, oferece um acabamento bem cuidado e itens de série, como central multimídia e regulagem elétrica dos retrovisores. Equipado com motor 1.3 flex, seu preço parte de R$ 107.990.

Fiat Pulse Drive

Foto: Divulgação/Fiat

  • Preço: R$ 107.990;
  • Motorização: 1.332 cm³, 101 cv com etanol, 98 cv com gasolina;
  • Torque: 13,7 kgfm (etanol), 13,2 kgfm (gasolina);
  • Peso: 1.187 kg;
  • Porta-malas: 370 litros.

Já o Renault Kardian, produzido em São José dos Pinhais, traz um motor turbo e uma lista de itens de série mais completos desde a versão básica, como airbags do tipo cortina. Com preço inicial de R$ 106.990, é uma opção atrativa para quem busca desempenho e economia.

Renault Kardian Evolution

Foto: Divulgação/Renault

  • Preço: R$ 106.990;
  • Motorização: 999 cm³ turbo, 125 cv com etanol, 120 cv com gasolina;
  • Torque: 22,4 kgfm (etanol), 20,4 kgfm (gasolina);
  • Peso: 1.163 kg;
  • Porta-malas: 410 litros.

Mercado e preferência do consumidor

Ainda que o Renault Kardian tenha um despenho superior, suas vendas registraram apenas 3.578 unidades no primeiro bimestre, ficando na 31ª posição no ranking. O Fiat Pulse, por sua vez, teve 6.902 unidades vendidas, ocupando a 19ª posição.

Mesmo com opções mais econômicas, SUVs maiores como Hyundai Creta e VW T-Cross dominam o mercado, oferecendo mais espaço e conforto.

O Volkswagen Tera enfrentará desafios semelhantes ao tentar conquistar consumidores que buscam um design mais robusto e aventureiro.

você pode gostar também