De olho nos elétricos? Conheça 5 lançamentos para 2024
Veja as opções que você terá e quais as características de cada um
O mercado brasileiro está se preparando para receber novidades no segmento de carros elétricos no próximo ano. Embora esse mercado ainda seja considerado caro e inacessível para a maioria, devido a fatores como preço e falta de infraestrutura de carregamento, algumas marcas estão planejando lançamentos no Brasil.
BYD Seagull
O BYD Seagull é anunciado como o carro elétrico mais acessível do Brasil, com uma autonomia estimada de 300 km de acordo com o Inmetro. O motor dianteiro oferece 74 cv de potência e uma velocidade máxima de 130 km/h. Na China, ele é vendido com baterias de 30 kWh ou 38,8 kWh, sendo que a versão maior deve chegar ao Brasil.
Audi Q6 e-tron
A Audi planeja lançar o Q6 e-tron no segundo semestre de 2024 no Brasil. Este SUV elétrico está previsto para ser disponibilizado em versões de 387 cv e 489 cv de potência, com uma autonomia estimada de mais de 600 km em uma única carga. A capacidade de recarga de 250 km em 10 minutos é um dos atrativos do modelo.
Volvo EX30
O Volvo EX30 está confirmado com um preço inicial de R$ 219.950 e promete ser uma concorrência forte para marcas generalistas e até mesmo carros a combustão, como o Jeep Compass e Honda HR-V. Ele conta com um motor elétrico de 272 cv de potência e 34,5 kgfm de torque, permitindo que o SUV compacto acelere de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos na versão mais barata e 5,3 segundos nas opções com bateria maior.
Omoda E3
A Omoda, uma subdivisão da Chery, está se preparando para entrar no mercado brasileiro. O Omoda E3 é um modelo elétrico que concorrerá com outros carros do segmento. Ele apresenta um motor elétrico com 204 cv de potência e 35,7 kgfm de torque, equipado com uma bateria de 61 kWh que proporciona uma autonomia de 450 km no ciclo europeu WLTP.
Chevrolet Blazer EV
A Chevrolet confirmou a chegada do Blazer EV ao Brasil. O SUV elétrico terá uma versão RS com tração integral e autonomia de 449 km em uma única carga, medida pelo padrão americano. O motor tem uma potência de 560 cv e acelera de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos. A tração é integral, com um motor vinculado a cada eixo.