Milagre? Ram 1500 híbrida faz 1110 km com um tanque
Após aposentadoria do motor V8, Ram 1500 Rancharger traz o diferencial da eletrificação e ótima autonomia.
Depois de o grande público ter se decepcionado com a Stellantis por encerrar a fabricação do motor V8 na Ram 1500, há motivos para comemoração. Isso porque a nova 1500 Ramcharger se apresenta com uma motorização híbrida do tipo plug-in, além de oferecer mais potência. Contudo, o que surpreende ainda mais é o fato do carro poder percorrer mais de 1.000 km com um único tanque.
A Ramcharger, que se posiciona entre as Ram 1500 convencionais e a REV 100% elétrica, conta com dois motores elétricos, um para cada eixo. A fabricante afirma que são 672 cv e 85 kgfm de torque, permitindo ao veículo atingir os 100 km/h em apenas 4,4 segundos.
Bateria
Para os condutores preocupados com a possibilidade de ficar sem bateria, a caminhonete dispõe de um motor 3.6 V6 para alimentar o conjunto elétrico. Dessa forma, em situações específicas, ele pode atuar junto aos motores elétricos como um gerador, proporcionando uma autonomia de 1.110 km.
Em termos de estilo, o modelo se destaca em relação à 1500 nos detalhes. A grade frontal, por exemplo, apresenta um desenho diferenciado, incluindo o logotipo da marca com iluminação. Essa luz também indica o nível da bateria durante o carregamento da caminhonete.
Assim como a Ramcharger representa um meio-termo entre as versões a combustão e elétrica, visualmente ela se situa entre ambas. Dessa forma, o interior é semelhante aos das outras Ram, equipado com uma central multimídia de 12 ou 14,5 polegadas, dependendo da versão.
Embora a novidade movimente o mercado brasileiro, ainda não se sabe se a Ram 1500 híbrida chegará ao país. Ademais, mudanças nas versões 2500 e 3500 também estão previstas para em breve, com o anúncio planejado para o próximo ano como parte da linha de 2025.