Marcas chinesas invadem o Brasil com motos de encher os olhos, mas de esvaziar os bolsos
Motocicletas chinesas SBM e CFMoto chegam ao Brasil mirando o segmento premium. Confira alguns modelos.
O mercado brasileiro de motocicletas ganha novidades com a chegada das marcas chinesas SBM e CFMoto. Durante o Festival Interlagos, realizado recentemente, as duas empresas apresentaram suas propostas voltadas para modelos de maior cilindrada e características premium.
A SBM, sendo uma submarca da Shineray, lança-se no mercado com uma gama de motocicletas que varia de 250 a 600 cilindradas. Com preços entre R$ 22.990 e R$ 52.990, a nova linha da SBM busca conquistar os consumidores que buscam qualidade e desempenho.
Por outro lado, a CFMoto, que já opera com quadriciclos e UTVs no Brasil, faz sua estreia no setor de motocicletas, revelando seu modelo IBEX 450. A moto está em processo de homologação, prometendo inovação para os aventureiros.
Lançamentos da SBM
Veja abaixo algumas das novidades da SBM, submarca da queridinha “Shineray”.
- SBM 250R
 

Foto: Divulgação/Shineray
O modelo de entrada da SBM é a 250R, uma moto esportiva com carenagem e motor de 249 cilindradas. O motor oferece 27,8 cv e 2,3 kgfm de torque, acoplado a um câmbio manual de seis velocidades, com lançamento previsto para o segundo semestre.
| Especificações | Detalhes | 
|---|---|
| Motor | Monocilíndrico DOHC, 4 válvulas, refrigeração líquida | 
| Cilindrada | 249 cc | 
| Potência | 27,8 cv a 9.500 rpm | 
| Torque | 2,29 kgfm a 7.250 rpm | 
| Tanque | 12,5 litros | 
| Freios | Dianteiro a disco duplo de 300 mm – ABS; traseiro a disco de 240 mm – ABS | 
| Pneus | 110/70 r17 (dianteiro) e 140/60 r17 (traseiro) | 
| Peso | 162 kg | 
| Altura do Assento | 780 mm | 
| Combustível | Gasolina | 
- SBM 400
 

Foto: Divulgação/Shineray
A SBM 400 caracteriza-se por seu design naked, destacando-se por um motor de 400 cilindradas que produz 41,5 cv. O modelo é voltado para apreciadores de motos com estilo e desempenho.
| Especificações | Detalhes | 
|---|---|
| Motor | Bicilíndrico, 8 válvulas, DOHC, refrigeração líquida | 
| Cilindrada | 400 cc | 
| Potência | 41,5 cv a 9.000 rpm | 
| Torque | 3,7 kgfm a 7.500 rpm | 
| Tanque | 13,5 litros | 
| Freios | Dianteiro a disco duplo de 260 mm – ABS; traseiro a disco de 240 mm – ABS | 
| Pneus | 110/70 r17 (dianteiro) e 150/60 r17 (traseiro) | 
| Peso | 186 kg | 
| Altura | 785 mm | 
| Combustível | Gasolina | 
- SBM 600S
 

Foto: Divulgação/Shineray
Projetada para terrenos off-road e viagens longas, a SBM 600S é equipada com um motor de 554 cilindradas, oferecendo 55,1 cv de potência. O modelo promete conforto e desempenho em diversas condições.
| Especificações | Detalhes | 
|---|---|
| Motor | Bicilíndrico, 8 válvulas, DOHC, refrigeração líquida | 
| Cilindrada | 554 cc | 
| Potência | 55,1 cv a 8.250 rpm | 
| Torque | 5,5 kgfm a 5.500 rpm | 
| Tanque | 20,2 litros | 
| Freios | Dianteiro a disco duplo de 320 mm – ABS; traseiro a disco de 260 mm – ABS | 
| Pneus | 120/70 zr17 (dianteiro) e 160/60 zr17 (traseiro) | 
| Peso | 215 kg | 
| Altura | 830 mm | 
| Combustível | Gasolina | 
CFMoto e o modelo IBEX 450
No evento, a CFMoto apresentou a IBEX 450, moto trail de média cilindrada, projetada para enfrentar terrenos desafiadores. Com motor de 44 cv, o modelo ainda aguarda homologação e deve ser lançado no primeiro semestre de 2026.

Foto: Divulgação/CFMoto
Com as novas opções, o mercado brasileiro de motocicletas ganha mais diversidade e sofisticação. As expectativas são altas para ver como o consumidor brasileiro responderá a essas novas ofertas chinesas, que prometem mexer com o segmento premium.