Sinal verde para a inovação: semáforos que carregam carros elétricos – saiba mais!

Os sinais de trânsito funcionam como estações de energia; Entenda como funciona a novidade que está mudando o cenário urbano.

Já imaginou parar no semáforo vermelho em um dia de trânsito e seu carro elétrico ganhar uma recarga automática? Este cenário, que mais parece cena de um filme ambientado no futuro, já é uma realidade. A tecnologia funciona de maneira semelhante à empregada em carregadores de smartphones sem fio e é eficaz tanto em carros elétricos quanto híbridos.

Funcionamento

O sistema realiza o que chamamos de carregamento por indução, semelhante ao que ocorre com os celulares. Para isso, são instaladas placas de carregamento sob o asfalto em zonas onde os carros ficarão parados, como em um semáforo, por exemplo. A partir desse momento, quando os veículos param sobre as placas, há um carregamento rápido e eficaz, sem a necessidade de conexões físicas com a rede de energia.

Benefício

Não se pode negar que o uso de carregadores por indução nos semáforos proporciona comodidade aos motoristas, uma vez que, com esses carregamentos, não há risco de a bateria do veículo se esgotar no trajeto um urbano. Além disso, esse sistema tem o potencial de ir muito além, revolucionando a mobilidade nas cidades. A cada parada de dez segundos em um semáforo, o veículo chega a adquirir uma milha de autonomia.

Da mesma forma, a tecnologia dispensa a instalação de estações de carregamento dedicadas, tornando o processo muito mais acessível.

Projeto-piloto

O projeto-piloto está sendo desenvolvido por empresas como Bridgestone, NSK e Denso, contando com a colaboração da Universidade de Tóquio. O teste se estende até março de 2025 e consiste em uma rede de bobinas de carregamento espalhadas por diversos semáforos em centros urbanos. Dessa maneira, a iniciativa visa fornecer informações necessárias para o aprimoramento da infraestrutura de carregamento de veículos elétricos em vias urbanas.

você pode gostar também