Carros chineses conquistam o Brasil: conheça os mais vendidos em 2025

Em 2025, marcas chinesas dominam o Brasil e BYD lidera o mercado elétrico com 77% de participação.

Em 2025, as marcas chinesas consolidam terreno no Brasil e tornam a disputa mais acirrada. Apesar de o segmento elétrico ainda ser incipiente, somou 44.827 de 1.232.600 licenciamentos até agosto, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Sozinha, a BYD responde por quase 77% desse mercado, um resultado expressivo. Juntas, as chinesas citadas alcançam 84,4% do segmento no país.

Entre as montadoras, a BYD ocupa a sétima posição geral de vendas, com 66.419 licenciamentos e 5,49% do mercado. Já a Caoa Chery aparece em 11º lugar, com 41.727 vendas e 3,4%, enquanto a GWM figura em 13º, com 23.016 unidades entre janeiro e agosto.

Nos híbridos, a BYD lidera e a GWM fecha o pódio em terceiro, reforçando o avanço das chinesas. O ranking envolve 15 fabricantes e inclui Caoa Chery, Omoda, Jaecoo e GAC.

Nos elétricos, a BYD retoma a liderança, e a GWM mantém o terceiro lugar. GAC e Omoda Jaecoo ficam em 6º e 7º, com Zeekr em 10º, Geely em 13º e JAC em 9º.

Panorama de vendas e posições no acumulado

Listamos os 25 carros chineses mais vendidos entre janeiro e agosto de 2025, com dados da Fenabrave e da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Nesse cenário, Caoa Chery, BYD e GWM sustentam a dianteira graças à capilaridade e à produção local delineada.

Na ponta, o Caoa Chery Tiggo 7 soma 21.445 unidades; logo atrás, o BYD Dolphin Mini registra 19.516; em terceiro, o GWM Haval H6 alcança 16.509. Além disso, a BYD espalha força com o Song Pro (13.830), Song Plus (9.839), Dolphin (8.893) e King (8.301).

Top 25 modelos chineses (jan a ago)

Posição Modelo Unidades vendidas
Caoa Chery Tiggo 7 21.445
BYD Dolphin Mini 19.516
GWM Haval H6 16.509
BYD Song Pro 13.830
Caoa Chery Tiggo 8 10.823
BYD Song Plus 9.839
BYD Dolphin 8.893
BYD King 8.301
Caoa Chery Tiggo 5X 8.254
10° BYD Yuan Pro 3.221
11° GWM Haval H6 GT 2.607
12° BYD Seal 1.973
13° Jaecoo 7 1.946
14° GWM Tank 300 1.884
15° GWM Ora 03 1.880
16° Caoa Chery Arrizo 6 1.201
17° BYD Yuan Plus 784
18° BYD Shark 765
19° GAC GS4 674
20° Omoda E5 422
21° JAC e-JS1 368
22° GAC Aion V 263
23° JAC Hunter 260
24° Zeekr X 216
25° GAC Aion Y 213

Movimentações de agosto e destaques

O desempenho do Jaecoo 7 chama atenção: acumula 1.946 unidades e, em agosto, cravou 635 licenciamentos. Enquanto isso, a lista de agosto, com dados da consultoria K.Lume, trouxe oito modelos chineses entre os 50 mais vendidos.

Por fim, o compacto JAC e-JS1 supera a picape Hunter no acumulado, por 368 a 260 unidades.

A Foton Tunland quase entrou no top 25 do período, com 192 emplacamentos no total. Em agosto, a picape superou a BYD Shark e confirmou seu apetite no segmento. A Shark somou 66 licenciamentos, 20 a menos que sua rival, o que reforça a disputa entre as caminhonetes.

Para o consumidor, a combinação de variedade, tecnologia e presença regional impulsiona a demanda e favorece a comparação do custo total. Contudo, a evolução do crédito e da infraestrutura continuará sendo determinante para sustentar o ritmo de vendas.

você pode gostar também