Os carros que ninguém quis comprar: veja quais são os menos vendidos de 2025
De janeiro a setembro de 2025, os 10 carros menos vendidos no Brasil têm maioria elétrica.
No mercado automotivo brasileiro, modelos como Volkswagen Polo, Fiat Argo e BYD Dolphin Mini dominam as vendas, mas o outro extremo do setor conta uma história diferente. Entre os carros menos procurados, a disputa revela nichos específicos e limitações de produção, ao mesmo tempo em que aponta tendências.
De janeiro a setembro de 2025, certos modelos tiveram emplacamentos raros no país. Um levantamento recente abrange desde SUVs e picapes até veículos eletrificados, evidenciando diferenças marcantes de popularidade entre os segmentos e destacando preferências regionais e econômicas dos consumidores.
Os números ajudam a entender por que alguns projetos quase não aparecem nas ruas brasileiras. Enquanto carros de volume elevado garantem presença constante, modelos de nicho refletem os desafios de mercado, a percepção do consumidor e a necessidade de estratégias mais alinhadas às demandas atuais.
Menos vendidos entre janeiro e setembro de 2025
O período mostra predominância elétrica entre os menos vendidos: oito dos dez modelos usam baterias. Enquanto isso, dois nomes empataram na base com uma unidade cada: os elétricos Jaguar I-Pace e Chevrolet Bolt EV.
Modelos como Volkswagen ID.4, Renault Megane E-Tech, Hyundai Ioniq 5, Fiat 500e, Kia EV9 e Caoa Chery iCar compõem a lista, mostrando que os BEVs dominaram o recorte. Por outro lado, SUVs e picapes também marcaram presença.
Fatores que comprimem volumes
Preços altos, estoques enxutos e troca de geração reduziram a oferta e a atratividade de vários projetos. Além disso, estratégias de importação e posicionamento elevaram o desafio, fazendo com que o consumidor migrasse para opções mais acessíveis, enquanto os nichos ficaram restritos.
Ranking de emplacamentos
Veja o ranking em ordem crescente dos carros menos emplacados, considerando o acumulado de janeiro a setembro de 2025, no Brasil.
- Jaguar I-Pace — 1 unidade
- Chevrolet Bolt EV — 1
- Subaru Outback — 1
- Caoa Chery iCar — 2
- Kia EV9 — 4
- Fiat 500e — 5
- RAM Classic — 5
- Hyundai Ioniq 5 — 11
- Renault Megane E-Tech — 32
- Volkswagen ID.4 — 61
O retrato dos menos vendidos em 2025 não contradiz o topo da pirâmide, onde Volkswagen Polo, Fiat Argo e BYD Dolphin Mini seguem fortes. Porém, evidencia escolhas regionais e limitações de oferta, oferecendo perspectivas sobre a transição.
À medida que o ano avança, montadoras e redes podem ajustar estoques, preços e versões. Os próximos meses dirão se os elétricos ficarão concentrados em nichos ou se ampliarão seu alcance. Enquanto isso, o consumidor segue comparando custos, incentivos e autonomia.