Muita gente vai viver a vida toda sem saber qual a real função dos ‘pelinhos’ dos pneus

Veja se os chamados 'pelos nos pneus' desempenham algum papel específico na direção do carro.

Muitos motoristas já se depararam com pequenas saliências em pneus novos, mas poucos sabem a razão de sua presença. Essas protuberâncias, que se assemelham a pelos, intrigam muitos consumidores ao redor do mundo. Então, qual é a real função desses pelinhos nos pneus dos automóveis?

Essas saliências, conhecidas tecnicamente como “saliências de ventilação“, são resíduos do processo de produção dos pneus. Embora possam parecer estranhas, têm um propósito específico durante a fabricação, mas não influenciam o desempenho do pneu.

O processo de fabricação dos pneus

Foto: Shutterstock

Durante a fabricação, a borracha é moldada sob alta pressão. Pequenos orifícios no molde permitem que o ar escape, evitando a formação de bolhas.

Assim, esses pelos garantem que a borracha preencha corretamente o molde, assegurando a integridade do produto final.

A presença dos pelos nos pneus não afeta a condução do veículo. Embora possam ser removidos por razões estéticas, com o tempo e o uso constante, eles tendem a se desgastar naturalmente devido ao atrito com o solo.

Devo remover os pelos dos pneus?

Não existe necessidade técnica para remover essas saliências. A escolha é puramente estética, caso o visual dos pneus incomode. A remoção não compromete o desempenho nem a segurança do veículo.

A função dos pelos nos pneus está puramente associada à produção e não ao uso. Para aqueles que preferem uma aparência mais lisa, a remoção é opcional. Com o desgaste natural, eles desaparecerão com o tempo.

Resumindo…

Os pelinhos dos pneus são apenas um “efeito colateral” do processo de fabricação. Durante a produção, a borracha é injetada no molde sob muita pressão.

Para evitar que o ar fique preso lá dentro, o molde tem microfurinhos que deixam o ar escapar. Acontece que um pouquinho da borracha também passa por esses furinhos, e quando endurece… pronto, nasce aquele monte de pelinhos.

Então, qual é a função deles? Nenhuma prática. Eles apenas mostram onde estão os canais de ventilação do molde. Não alteram em nada a aderência, a segurança ou o desempenho do pneu. E, com o tempo, eles simplesmente vão se desgastando com o uso.

Alguns fabricantes até preferem cortar esses pelinhos por questão de aparência, mas a maioria deixa do jeito que está — afinal, não faz diferença alguma na funcionalidade.

você pode gostar também