Barulho no freio do carro pode ser causado por um destes 4 motivos
Motivos para o barulho que o motorista ouve ao acionar o sistema de freios podem ser diversos, do mais simples ao mais grave.
Se você pisou no freio do carro e ouviu um barulho desconfortável, saiba que essa situação é bastante comum. O ruído pode ser causado por uma série de motivos das mais variadas gravidade, desde algo bem simples de resolver até um problema que demanda gastos maiores.
No geral, assobios e outros tipos de som feitos pelo sistema de freio do veículo são normais e não colocam em risco a segurança no trânsito. Ainda assim, é importante investigar a causa para descartar totalmente um defeito mais grave.
Existem quatro principais razões para os barulhos no freio do seu carro, dois deles relacionados às pastilhas. Confira a seguir quais são eles.
1. Pastilhas de má qualidade
Segundo Rubens Venosa, da oficina MotorMax, cerca de 90% das vezes a causa do assobio chato é a má qualidade das pastilhas de freio. Marcas de menor qualidade não conseguem absorver a ressonância gerada pelo atrito entre a pastilha e o disco de freio, provocando o temido ruído.
Mesmo as marcas melhores, inclusive produtos originais de fábrica, podem produzir aquele som chato. Com o tempo, o barulho tende a melhorar, mas o motorista também pode optar por substituir novamente o componente.
2. Pastilhas desgastadas
As pastilhas de freio passam por um processo natural de desgaste, causado pela fricção, que pode gerar ruídos durante a frenagem. Além disso, o componente possui um indicador de desgaste que emite um som metálico para alertar que está na hora da substituição.
3. Disco de freio empenado
Deformidades ou distorções no disco de freio, mesmo que pequenas, são outro motivo para o ruído metálico. Qualquer mínima variação eleva o nível de ressonância e pode provocar o barulho.
A solução neste caso é buscar uma retífica para consertar o disco de freio, sempre checando antes se o problema é realmente o item, e não o cubo da roda.
4. Acúmulo de sujeira
O quarto motivo comum para os ruídos nos freios é o acúmulo de sujeira no sistema, como poeira, areia e detritos das ruas e estradas. Essas partículas entram na parte interna dos componentes e atrapalham seu funcionamento adequado, o que pode resultar no barulho.