Toyota Yaris Cross será produzido no Brasil a partir de 2024
Presidente da montadora japonesa confirma produção do novo Yaris Cross na fábrica de Sorocaba (SP).
O presidente da Toyota no Brasil, Rafael Chang, anunciou que o Yaris Cross será produzido a partir de dezembro de 2024 na fábrica de Sorocaba (SP). Embora o lançamento do modelo ainda esteja um pouco distante, sua fabricação nacional já está confirmada.
Durante o Congresso AutoData Perspectivas 2024, Chang antecipou que todos os modelos da fabricante terão uma versão eletrificada, inclusive o Yaris Cross. O SUV terá uma opção convencional a combustão e outra híbrida flex.
“Acho importante lembrar que nosso índice de eletrificação está aumentando, porque não é o futuro, é o presente. Para nós, mais do que uma nova tecnologia pois existe uma real redução de carbono”, disse o executivo.
Yaris Cross híbrido flex
O terceiro híbrido flex da Toyota usará a plataforma DNGA, uma versão simplificada da TNGA compatível com a eletrificação. O SUV terá 4,31 metros de comprimento, 1,62 m de altura, 1,77 m de largura e 2,62 m de entre-eixos, semelhante ao Hyundai Creta.
A Toyota espera alavancar seu crescimento sustentável no mercado da América Latina com a chegada do novo modelo. Chang informou que a meta é ampliar para 12% a participação da marca no mercado latinoamericano.
O executivo disse ainda que a montadora não tem planos de nacionalizar o motor híbrido flex por falta de escala, mas a estratégia pode mudar dependendo da demanda. Também há espaço para o caminho contrário, já que a marca ainda não sabe se a linha Yaris continuará no mercado brasileiro.