Bom motorista pode ganhar desconto em IPVA e estacionamento
Cadastro Positivo de Condutores é o projeto do governo para recompensar bons motoristas que respeitam as leis de trânsito.
O Ministério da Infraestrutura implementou em 2020 o Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), também conhecido como Cadastro Positivo de Condutores. O programa, previsto na Nova Lei de Trânsito, visa recompensar motoristas com bom comportamento no trânsito.
O projeto favorece condutores que não cometeram infrações de trânsito nos últimos 12 meses com benefícios em empresas da iniciativa pública e privada, como pedágios e estacionamentos. A ideia é oferecer descontos, cashback e outras vantagens para essas pessoas.
O governo quer usar o programa para incentivar os brasileiros a serem mais prudentes no trânsito em troca de regalias como descontos no IPVA e outros impostos e taxas. A adesão dos estados e entidades privadas é voluntária.
Em cidades dos estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, a empresa de estacionamento rotativo público Zona Azul oferece 5% de cashback para quem não levou nenhuma multa em um ano. A lista de parceiros também tem nomes como Zapay Serviços de Pagamentos, BB Seguros, Gringo, Supernova e Dok Despachante.
Como se cadastrar
Previsto no novo CTB (Código de Trânsito Brasileiro), o Registro Positivo está disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) e no portal de serviços da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito). É só escolher uma das plataformas e seguir as instruções na tela para se cadastrar e usufruir das vantagens.
O motorista interessado não pode ter cometido nenhuma infração nos últimos 12 meses. Caso receba uma multa após o cadastro, ele será excluído do registro e terá que esperar um ano para retornar.