Kim Jong-un viola sanções e circula em Mercedes blindado de US$ 200 mil
Coleção de veículos luxuosos do líder da Coreia do Norte inclui modelos de marcas como Mercedes, SUVs Lexus e Ford.
Kim Jong-un, voltou a violar as sanções da Organização das Nações Unidas (ONU) ao desfilar com um novo modelo de carro de luxo, segundo relatos. O líder da Coreia do Norte foi flagrado em um sedã Mercedes-Maybach S560 blindado com preço estimado de US$ 200 mil.
Sua coleção de carros chamativos também reúne SUVs de luxo das marcas Mercedes e Lexus, além de vans Ford, afirma o portal NK News, sediado na capital sul-coreana. Em outra ocasião, Kim Jong-un foi visto em um Rolls Royce Phantom, mas não se sabe como nenhum desses modelos chegou à Coreia do Norte.
Contrabando
O país enfrentou mais de uma década de restrições severas impostas pela ONU sob a justificativa de evitar a ampliação do programa de armas nucleares e mísseis iniciado. Apesar da proibição, o regime tem tradição no contrabando de artigos de luxo, como bebidas alcoólicas, roupas de grife e relógios exclusivos.
Uma publicação do jornal Asahi Shimbun afirma que a polícia japonesa impediu uma tentativa de contrabando, ainda na semana passada, de um Lexus avaliado em 70 mil dólares para a Coreia do Norte. A mercadoria seria enviada através de Bangladesh.
As autoridades invadiram a concessionária de veículos e o responsável alegou que o destino final do carro era Singapura, o que viola a lei aduaneira japonesa.
Apesar as operações de vigilância marítima realizadas para impedir a violação de sanções, a entrada de carros de luxo e outros bens na Coréia do Norte ocorre com frequência. A suspeita é que uma nova rota de navios de carga russos tenha facilitado os últimos carregamentos.
Estilo chamativo
O estilo luxuoso, presente sobretudo em itens caros de vestimenta, acessórios e veículos, é uma marca de Kim. O líder norte-coreano frequentemente exibe sua riqueza para o povo, embora boa parte da população viva em situação de pobreza.
Um dos grandes espetáculos do representante da dinastia Kim ocorreu em 2018, quando ele compareceu a uma reunião histórica com o presidente sul-coreano em uma limusine Mercedes preta cercada por uma dúzia de guarda-costas.
No último fim de semana, o canal de televisão estatal KCTV mostrou Kim chegando ao Encontro Nacional de Mães em um novo sedã S650, acompanhado por um comboio de SUVs Lexus e Toyota. Alguns veículos estavam equipados com luzes policiais e outros emblemas atrelados ao serviço de segurança.