Alerta geral: Tesla faz recall de quase todos os veículos
Entenda o que acontece com os carros da montadora que já vendeu mais de 2 milhões de unidades nos Estados Unidos.
Um alerta geral se acendeu esta semana nos Estados Unidos. Isso porque, a Tesla anunciou um recall em quase todos os mais de 2 milhões de veículos vendidos no país desde 2013. O objetivo principal é reparar um defeito no sistema que deveria garantir que os motoristas prestem atenção ao usar o piloto automático para evitar acidentes.
Reguladores americanos afirmam que o problema será resolvido pela empresa a partir da atualização de um software. Na prática, a mudança incluirá controles adicionais e alertas para encorajar o motorista a se manter atento, ou seja, conduzindo o veículo com responsabilidade.
Recall
A notícia do recall chega após uma investigação que durou dois anos e foi feita pela Administração de Segurança de Tráfego em Rodovias.
O estudo observou uma série de acidentes ocorridos durante o uso do sistema Autopilot parcialmente automatizado. Com isso, a agência afirma que o método do Autopilot para garantir que os motoristas prestassem atenção era inadequado. Em outras palavras, o sistema do piloto automático abria brechas para que ocorressem usos incorretos do sistema, causando acidentes. Muitos dos casos analisados, inclusive, tiveram vítimas fatais.
Por fim, o recall da Tesla ocorrerá sobre os modelos Y, S, 3 e X. Todos eles produzidos entre 5 de outubro de 2012 e 7 de dezembro deste ano.
Sobre a Tesla
A gigante do setor automotivo também atua no armazenamento de energia norte-americana que desenvolve, produz e vende automóveis elétricos de alto desempenho, além de componentes para motores e transmissões para veículos elétricos e produtos à base de bateria.
Empresa privada de capital aberto, a Tesla ainda está presente na comercialização de componentes elétricos como, por exemplo, baterias de lítio-íon para construtoras, incluindo marcas famosas, como a Toyota. Elon Musk, CEO da empresa, afirma que como fabricante de automóveis, a Tesla tem o objetivo de fornecer carros elétricos de alto nível, mas acessíveis à classe média.