Documentos do carro online: como emitir o CRLV Digital sem sair de casa
Documento não é mais enviado ao endereço do condutor; Saiba onde imprimir o CRLV do seu carro e evite dores de cabeça.
Uma das heranças da pandemia de Covid-19 é a desburocratização de alguns processos. Muitos órgãos passaram a oferecer determinados serviços, que antes só podiam ser solicitados pessoalmente, pela internet. E é diante deste contexto que alguns órgãos de trânsito aderiram a este formato, otimizando seus processos.
Um exemplo claro disso é que, desde então, o condutor pode realizar a impressão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) sem sair de casa. Vale lembrar, no entanto, que antes mesmo da pandemia, a área já trazia alguns avanços tecnológicos, como é o caso da Carteira de Habilitação Digital.
Impressão CRLV
O CRLV é o documento comprova que o veículo está legalizado e apto para trafegar e, portanto, o seu porte é obrigatório. A sua emissão é anual e se dá após o pagamento de todas as taxas do veículo: IPVA, assim como a taxa de licenciamento e o DPVAT e outras possíveis pendências, como multas.
Anteriormente, após quitar as taxas, o documento chegava, via Correios, à casa do condutor. Desde a pandemia, esse documento passou a ser impresso em qualquer impressora caseira.
Assim, na hora de emitir o documento, é preciso seguir os seguintes passos:
- Acesse o Portal de Serviços do Denatran de seu estado ou o aplicativo Carteira Digital de Trânsito;
- Se optar pelo procedimento via portal de Serviços do Denatran, realize login ou realize cadastro, caso seja novo usuário;
- Vá, então, à seção “Meus veículos” e clique no link do arquivo com a identificação CRLVDigital.pdf;
- Por fim, após fazer o download, é só imprimir o documento.
Versão digital
Se optar por baixar o CRLV via Carteira Digital de Trânsito, a facilidade é ainda maior: não precisa imprimir o documento. Isso porque, sua versão digital, o CRLV-e tem a mesma validade que a versão em papel em todo território nacional.
Já se for de carro para o exterior, lembre: apenas a versão impressa tem validade.