Placa Mercosul: como saber qual é a cidade de origem do veículo?

Apesar de a placa não trazer a informação sobre a cidade do carro, é possível ter acesso a esta informação; Saiba como.

Aos poucos, o número de carro com placas do Mercosul aumentam nas ruas brasileiras. Este novo sistema de Placas de Identificação de Veículos (PIV), atualmente em vigor no Brasil, não traz mais as informações a respeito da cidade e estado de origem do veículo.

O que muitos não se lembram, no entanto, é que a primeira versão da placa modelo Mercosul trazia tal informação. A alteração ocorreu devido à pressão popular, uma vez que, ao suprimir este dado, não é mais preciso realizar a troca de placa nas transferências de estado e município.

Rastreamento

Ainda assim, sabia que é possível consultar a origem do veículo? Para isso, é preciso usar um aplicativo oficial do governo federal, o Sinesp Cidadão. Por lá, se pode realizar consultas sobre veículos, mandados de prisão e até mesmo desaparecidos.

Para acessar o Sinesp Cidadão é preciso:

  • Baixar o aplicativo na App Store ou Play Store;
  • Realizar login a partir do cadastro do gov.br;
  • Pesquisar o número da placa do veículo.

Além da placa do veículo, o cidadão também terá acesso a outras informações como, por exemplo, registro ou alerta de roubo/furto do automóvel. Outros dados, como cor, modelo e ano de fabricação também ficam disponíveis na ficha do carro.

Troca de placa

Vale lembrar que quem ainda possui um automóvel com a placa antiga, não precisa se preocupar. A troca para o modelo Mercosul não é obrigatória e, portanto, ocorrerá de forma gradativa.

Isso porque, a Resolução 969/22 do Conselho Nacional de Trânsito aponta que a nova placa torna-se obrigatória apenas em casos de emplacamento de modelos zero km. Outro cenário é em caso de transferência de domicílio do veículo (município ou estado), mudança de categoria ou mesmo furto, ou dano da placa cinza.

Por fim, apesar de não haver a obrigatoriedade, para o proprietário de veículo que desejar realizar a troca da placa de seu carro para o padrão Mercosul, também está autorizada a mudança.

você pode gostar também