Moto: o pneu está furando muito? Motivo pode ser este

A presença ou falta de câmara de ar pode ser a causa; Entenda.

Além de ser um perigo para a segurança, um pneu furado pode atravancar um dia inteiro de um motociclista a partir da necessidade de uma visita à borracharia. Se o pneu da sua moto tem furado ou esvaziado com frequência, isso pode ser culpa do modelo escolhido para rodar por aí.

E quando se fala em pneu, há a diferenciação de opções para off-road ou pista, por exemplo. Mas, indo além, eles são definidos por basicamente dois modelos: os com e os sem câmara de ar. Nesse sentido, a escolha errada para a sua moto pode significar mais idas ao borracheiro para manutenção.

Assim, para saber qual é o melhor pneu para a moto, é preciso entender a proposta de cada um deles.

Pneu de moto com câmara de ar

Estes são os modelos mais comuns e tradicionais, quando se trata de moto. Os pneus com câmara de ar possuem duas partes: a câmara de ar propriamente dita, que é um saco de borracha que contém o ar, e o pneu, ou seja, a parte externa que está em contato com o solo.

Geralmente em uso em motos menores, os pneus com câmara de ar costumam ser mais baratos, além de terem um reparo mais simples. Por outro lado, é um modelo de pneu que costuma furar com mais frequência.

A recomendação de uso de pneus com câmara de ar é para terrenos mais irregulares, onde as pedras podem amassar as rodas, por exemplo.

Pneu de moto sem câmara de ar

Já quando se trata dos pneus de moto sem câmara, estamos falando de itens com um único componente, o pneu. Ele possui uma camada interna de borracha que ajuda a vedar o ar.

Na hora da compra, eles costumam ser mais caros e a manutenção é um pouco mais trabalhosa. No entanto, as chances de furar um pneu de moto sem câmara de ar, dentro das cidades, é bem menor. Isso porque, a borracha de pneu é bem resistente, diferente da câmara de ar.

Por fim, os pneus de moto sem câmara de ar costumam ser usados em terrenos mais regulares, principalmente nas pistas de performance, já que não há a presença de buracos que possam entortar a roda, fazendo com que o ar vaze.

Qual é o melhor?

Na prática, a escolha do pneu com ou sem câmara de ar passa pelo uso do motociclista e tipo de moto. Portanto, se atente na hora de escolher o pneu para a sua moto, ele precisa ser condizente com a sua realidade de percurso diário. Essa simples ação pode diminuir as visitas ao borracheiro.

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