Picapes, SUVs inéditos e elétrico de entrada devem agitar o mercado em 2024
Grandes montadoras apostam em veículos mais robustos e em elétricos para atender às demandas do público brasileiro.
O público brasileiro deixou bem clara sua preferência pelas picapes e SUVs, veículos utilitários que dominaram o mercado automotivo no ano passado. Para não perder a empolgação neste início de 2024, muitas montadoras preparam lançamentos e novidades na categoria.
Além de novas gerações e atualizações em modelos já conhecidos, as concessionárias devem receber carros totalmente inéditos. Ao menos três SUVs compactos e um elétrico de entrada já tiveram o lançamento confirmado no Brasil.
Os novos modelos chegam para rivalizar com as versões de carros consagrados como Chevrolet Onix, Volkswagen Polo e Hyundai HB20. A seguir, veja o que esperar das novidades deste ano.
Elétrico compacto
Para começar a lista de lançamentos mais esperados do ano, a BYD anunciou o Dolphin Mini, hatch conhecido na China como Seagull. O novo carro elétrico compacto da montadora chinesa deve custar por volta de R$ 110 mil (ou um pouco mais com impostos) e concorrer com as versões de topo de Polo, Onix e HB20.
Picapes
O primeiro semestre terá a estreia da Fiat Titano, produzida no Uruguai e baseada na Landtrek. O modelo chega para bater de frente com Hilux, Ranger, S10 e Amarok, mas seu foco deverá ser as versões de entrada das concorrentes.
Também há grandes expectativas sobre as atualizações da Volkswagen Amarok e da Chevrolet S10, mudanças que devem ficar apenas na parte estética dos veículos. Vale mencionar que a primeira foi pensada exclusivamente para o mercado sul-americano, já que fora daqui ganhou uma nova geração.
Na segunda metade de 2024, o mercado se volta para a GWM Poer, primeiro carro da fabricante chinesa produzido no Brasil. A picape terá sistema híbrido, 5,41 metros e capacidade de carga de 1.050 kg.
SUVs
O Yaris Cross é, com certeza, um dos veículos mais esperados deste ano, já que a Toyota é a única montadora entre as dez mais vendidas do país que ainda não tem um SUV compacto. Os principais rivais do modelo serão T-Cross, Tracker, Creta, HR-V, Kicks e Renegade.
Embora a nova geração do Nissan Kicks com motor 1.6 turbo tenha ficado para 2025, a montadora japonesa confirmou a chegada do Kardian, seu novo SUV que estreia o propulsor. Pulse e Nivus serão os grandes concorrentes da novidade.
As expectativas de lançamento em 2024 incluem também o Citroën C3 Aircross de sete lugares, completando a linha que já tem a versão com cinco assentos. O SUV cupê deve chegar no segundo semestre com motor 1.0 turbo e forte apelo de custo-benefício.
Já a boa novidade na categoria de SUVs médios é versão 2.0 turbo do Commander, que desembarca por aqui com tração 4×4 e câmbio automático de nove marchas.