Fim da baliza? Carro ‘caranguejo’ da Hyundai anda de lado e dispensa ré
Montadora dá adeus à baliza de uma vez por todas ao apresentar novo modelo na Consumer Electronics Show, em Las Vegas.
Uma coisa é fato: muitos motoristas não sabem ou têm preguiça de manobrar o carro na hora de estacionar e fogem das balizas. Mas, se depender da Hyundai, esse pesadelo de parar distante de seu destino, está com os dias contados.
Uma novidade apresentada na Consumer Electronics Show 2024, que ocorreu em Las Vegas, nos Estados Unidos, promete revolucionar o mercado automobilístico – e a forma de estacionar os veículos.
Trata-se do carro-conceito da Hyundai, o Mobion. Baseado no Ioniq 5, o modelo traz um design único, com para-choques e faróis diferentes. Eles podem, por exemplo, ser usados para transmitir informações a pedestres. Além disso, o Mobion pode atuar como uma espécie de “caranguejo”, facilitando, inclusive, manobras de estacionamento em espaços mais apertados.
Isso é possível graças ao sistema, que é a nova geração do e-Corner, e combina um motor elétrico com funções de direção, frenagem e suspensão. Assim, é possível que cada uma das rodas do Mobion atue de forma completamente independente. Com as rodas tendo essa liberdade para girar, o carro consegue se mover de forma diagonal e lateralmente, podendo, inclusive, girar em 360°.
Faróis dianteiros e traseiros
Quando se trata dos faróis do carro-conceito, é válido destacar que eles podem “iluminar a direção do veículo no solo, utilizando luzes em um espectro de 360 graus”. Mas a inovação não para por aí. O sistema também pode projetar faixas de pedestres. Assim, é possível indicar aos passantes o melhor trajeto por onde caminhar.
Igualmente, as novidades também contemplam a parte traseira do veículo. As luzes funcionarão como um sistema de alerta para carros que estão atrás do Mobion no trânsito. Com isso, o motorista poderá alertar situações como, por exemplo, da passagem de um pedestre à frente na faixa, trazendo mais segurança para o trânsito.
Confira essas e outras novidades do projeto-piloto da Hyundai: